PPGTAIR/UFPI inicia o período 2025.2 com Aula Magna Internacional sobre Saúde Única e Medicina da Conservação

Aula Magna com presença de Dr. Sharon Deem no auditório da Pós-Graduação do CCA

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), realizou na manhã desta terça-feira, 12 de agosto, a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Aplicada a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR), no auditório do prédio dedicado à Pós-Graduação do centro. A aula inaugural do programa para o período 2025.2 contou com a participação da palestrante internacional Dr. Sharon Deem, diretora do Instituto de Medicina da Conservação (Institute for Conservation Medicine – ICM) do Zoológico de Saint Louis, nos Estados Unidos.

Coordenadora de Infraestrutura de Pesquisa da PROPESQI, Maria do Socorro Cruz

Representando a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, na ocasião, a coordenadora de Infraestrutura de Pesquisa (CIP/PROPESQI), Maria do Socorro Cruz, saudou os presentes e celebrou a quantidade de participantes e instituições prestigiando a solenidade. "É um grande prazer ter a oportunidade de iniciar esse evento que é de grande importância para o nosso programa. Com uma casa cheia acolhemos a nossa palestrante e nossa comunidade para que o conhecimento que for compartilhado hoje seja aproveitado da melhor forma possível", discursou a gestora. 

"Esta aula magna trouxe um tema de absoluta relevância global, a One Health, ou em português, Saúde Única, e a Medicina de Conservação", explica a coordenadora do PPGTAIR e pesquisadora da UFPI, Lilian Catenacci. Ainda segundo a docente, trazer Sharon Deem como referência internacional no tema visa promover maior integração entre pesquisadores e conhecimentos na área. Nosso objetivo é aliar a educação, a internacionalização e a formação de trabalhos nas pós-graduações em rede para fomentar a pesquisa e esforços na promoção da saúde humana, animal e ambiental" frisa a coordenadora.

Dr. Sharon Deem com camisa do GEAS/UFPI

A aula magna encerra uma expedição técnico-científica de 13 dias realizada no Estado do Piauí, organizada pela professora Lilian Catenacci, coordenadora do PPGTAIR/UFPI, em parceria com o Laboratório de Vigilância de Epizootias e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Parasitologia e Saúde Pública (Neppas). Durante a expedição, a equipe do ICM participou de atividades acadêmicas e práticas no Piauí, incluindo a oferta de uma disciplina no PPGTAIR/UFPI, ações de campo no Laboratório de Zoologia e palestras nos Campi de Floriano da UFPI (CAFS/UFPI) e Univasf, em São Raimundo Nonato.

Momento com plantio de muda de Ypê

Em gesto simbólico, ao final do evento a pesquisadora convidada realizou o plantio de um ipê amarelo, árvore símbolo do Brasil, nas dependências do centro. 

Compondo a mesa de honra da abertura do evento estiveram presentes a coordenadora de Infraestrutura e Pesquisa (CIP/PROPESQI), Maria do Socorro Cruz, representando a reitoria da Universidade, Nadir Nogueira; a coordenadora dos Programas Stricto Sensu da PRPG, Maria do Carmo de Carvalho e Martins; a coordenadora de sustentabilidade ambiental da UFPI (COSAM), Mayra Fernandes; o coordenador-geral do CIATEN-UFPI, Carlos Nery; representando o CCA, o professor Flávio Ribeiro; representando a FAPEPI, o assessor técnico, João Batista; o diretor da ADAPI, João Rodrigues Filho; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia (CRMV), Miguel Cavalcante; o representante do IBAMA-PI, Fabiano Pessoa; o representante do Grupo de Estudos de Animais Silvestres da UFPI, Matheus Martins; e a representante da Comissão organizadora do evento e Laboratório de Vigilância de epizootias, Gabriela Oliveira.

Confira mais fotos: