A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e do Departamento de História (DH), realizará no dia 20 de agosto o evento "Centenário Clóvis Moura: vida e obra do intelectual piauiense", às 14 horas no Cine Teatro da instituição. Visando homenagear a trajetória intelectual e pessoal do jornalista, poeta, historiador, sociólogo e militante contra o racismo que completaria 100 anos em julho deste ano, serão realizadas uma mesa redonda e palestra magna para discussão da obra intelectual do pensador marxista, tendo em vista sua contribuição para o destaque da história da população negra assim como no contraponto da opressão de classe no Brasil.
Nascido em Amarante (PI) em 10 de julho de 1925, chegando a residir em Natal (RN), Salvador (BA) e Juazeiro (BA) antes de se estabelecer como jornalista e intelectual em São Paulo, Clóvis Moura foi inovador ainda em seu primeiro livro publicado em 1959, Rebeliões da senzala, em que buscava a compreensão da experiência negra no Brasil através do conceito de materialismo histórico. Desde então, o pensador natural do Piauí concentrou seu foco no estudo das revoltas e quilombos de diferentes regiões do país, seus aspectos sociais, políticos, assim como do papel ativo da população negra na formação civil do país.
"O evento surge, para além de uma homenagem, como uma forma de discutir a importância da obra de Clóvis Moura para o pensamento social brasileiro", afirma o historiador da UFPI e membro da organização do evento, o professor Dalton Macambira.
O evento é organizado pelo Departamento de História da UFPI em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) e CCHL. Como parceiros da realização do evento, participam a Fundação Maurício Grabois Seção Piauí, a Academia Piauiense de Letras (APL), a Academia Piauiense de Cultura (APC), a Confraria Camoens, a Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) e o Parfor Equidade.
A conferência tem como público-alvo docentes e estudantes da UFPI, sendo aberta à participação de demais interessados. Para efetuar a inscrição, o participante deverá acessar a aba de ações de extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Confira a programação completa.