Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora de Enfermagem defende tese sobre asma em universidade do Sudeste

Professora de Enfermagem defende tese sobre asma em universidade do Sudeste

A tese intitulada "Asma na infância: prevalência, conhecimento e percepção dos pais sobre a doença" da Prof.ª Dr.ª Rosana dos Santos Costa, docente do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi defendida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A importância da tese foi destaque no jornal eletrônico da UNICAMP.

A coleta de dados da pesquisa aconteceu por meio de entrevistas individuais nos domicílios dos participantes entre os anos 2011 e 2013. Ao todo, 683 crianças participaram da pesquisa, em que foi utilizado o método de pesquisa reconhecido internacionalmente: International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC).

A tese constatou que mais de 20% das crianças com idades entre 6 e 7 anos de Teresina sofrem de asma. Desse percentual, 6,3% tem o tipo grave dessa doença pulmonar crônica e inflamatória. Os casos não diagnosticados transcendem os 13%.

Além disso, o estudo aponta também aspectos relevantes sobre a percepção dos familiares em relação à asma, em que se percebe uma superproteção por parte dos pais, que de acordo com Rosana Costa pode prejudicar o desenvolvimento da criança, como por exemplo, problemas emocionais.

O aumento no número das doenças respiratórias frequentes na infância nas últimas décadas, devido à irritação brônquica de origem infecciosa causada por vírus, e a não infecciosa, determinada por alérgenos, como fumaça de cigarro e poluentes atmosféricos, está entre um dos resultados da pesquisa.

Segundo a professora, uma parceria entre a UFPI e a Secretaria Municipal de Saúde será realizada, em que o uso dos resultados dessa pesquisa servirão como base para o desenvolvimento de um projeto de extensão para solucionar o problema na capital.A proposta do projeto é fazer um acompanhamento das crianças na comunidade.

Fotos: Divulgação

Edição de Imagens: Diana Melo