Fadex apresenta novos membros do conselho curador e tem prestação de contas aprovada

Reunião do Conselho Curador da Fadex no Salão Nobre da Reitoria

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (11), no Salão Nobre da Reitoria, a 68ª reunião do Conselho Curador da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX). Na reunião, houve a apresentação dos novos membros do conselho curador, além da aprovação do membro externo do Conselho, João Paulo e da vice-presidente, Adrianna Setubal, bem como aprovação do relatório de gestão 2024 e ainda diálogo sobre editais abertos e demais informes.

A reunião foi conduzida pela Reitora da UFPI e presidente do Conselho Curador, Nadir Nogueira, ao lado do vice-reitor, Edmilson Miranda, acompanhadados pelo superintendente da Fadex, prof. Antônio Vinícius Oliveira, e demais integrantes do Conselho Curador e do Corpo Administrativo da Fundação.

Superintendente da Fadex, prof. Antônio Vinícius Oliveira

O superintendente da Fadex avaliou o ano de 2024 como extremamente positivo para a Organização, em que foi possível ampliar o atendimento para outra regiões do Brasil com a inclusão de quatro novas instituições. “Executamos projetos de grande relevância não apenas com a UFPI mas com outras intuições. Entendemos que 2025 também será um ano muito profícuo, tendo projetos com as secretarias estaduais de Educação tanto do Piauí como da Paraíba, além, dos novos editais que estão vindo aí como FINEP e  BRB”, disse o Prof. Antônio Vinícius. 

Reitora da UFPI e presidente do Conselho Curador da FADEX, Nadir Nogueira

A reitora da UFPI e presidente do Conselho Curador da Fadex, Nadir Nogueira, falou sobre o relatório positivo da FADEX em 2024, destacando o aumento na captação de recursos, abrangência de atuação da Fundação no Nordeste, e o incremento no ressarcimento para a Universidade. Pontuou ainda que a Fadex também facilitou a participação da Universidade em editais importantes, como o da FINEP para a construção da Central Analítica. Além disso, está em diálogo também a perspectivas de ampliação com a instalação da Fadex no antigo local do Banco do Brasil no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI, bem como parcerias com o Sebrae e o Banco do Nordeste, e projetos de colaboração com municípios. 

“A Fadex nos traz um relatório robusto, de participação em editais, de captação de recursos e do aumento do ressarcimento que a Universidade têm nesses projetos. E mais do que isso, também a possibilidade de aproximação com os municípios para auxiliar na resolução fundiárias, devido à aproximação com a APPM”, finalizou a Reitora.