Editora da UFPI estimula a produção cultural e literária com edital para publicação de obras

Parte interna da Livraria Monsenhor Melo no Espaço Rosa dos Ventos: Foto: Arquivo SCS/UFPI

Com o objetivo de fomentar a literatura piauiense, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), lançou edital para a seleção de até 12 obras inéditas. A iniciativa está sendo realizada por meio da Editora da UFPI (EDUFPI). A resolução contempla publicações impressas e digitais, abrangendo as categorias de literatura fictícia, minicontos, obras científicas autorais de professores-pesquisadores vinculados a instituições sediadas no Piauí e teses e dissertações adaptadas para formato de livro. 

As obras selecionadas, podendo ser estas individuais ou coletâneas, terão todo o processo editorial, desde a revisão e diagramação à impressão e divulgação, financiado e serão disponibilizadas gratuitamente em formato e-book no site da EDUFPI.

Reitora Nadir Nogueira. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Para a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, a nova parceria com a FAPEPI é de suma importância para assegurar a publicação de obras literárias e científicas. “É uma oportunidade para que a literatura piauiense e para os nossos pesquisadores garantam essa publicação. Temos um suporte para fins de editoração, elaboração, execução e publicação dessas obras. A FAPEPI já é nossa parceira na pesquisa e inovação e amplia seu escopo ao fomentar também a publicação de livros em parceria com a EDUFPI.”, pontuou.

Ela também reforçou que a chancela da editora agrega valor às produções publicadas por meio dela. “A assinatura da EDUFPI, certamente, agrega ainda mais a credibilidade das obras. É a oportunidade para os nossos professores, pesquisadores, de terem as suas obras publicadas, assegurando todo o trabalho que advém de uma publicação de uma obra com o apoio da FAPEPI.”, declarou.

Diretora da EDUFPI, Olívia Perez. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A diretora da Editora da UFPI, Olívia Cristina Perez, destacou que o edital representa um marco para a história da editora e que todas as informações estão presentes na página da EDUFPI. “Esse é um acordo entre a Editora e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) para promover a literatura, a escrita científica e ampliar a divulgação das obras. Venham, participem!”, convidou. 

As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro e devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., seguindo as orientações para montar as propostas conforme o previsto no edital. O resultado da seleção será divulgado em 30 de outubro 

Para mais informações, acesse o edital aqui.