Evento acontece no Cine Teatro da UFPI
Visando fortalecer as políticas públicas de apoio à saúde materno-infantil, o III Fórum Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno teve início na manhã desta quinta-feira (7/8), na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com o tema “Priorizemos a amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis”, o evento foi realizado no Cine Teatro do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, e reuniu representantes de órgãos públicos, profissionais de saúde, estudantes e demais interessados na temática. O objetivo central é debater a construção de redes de apoio que garantam o cuidado integral às mulheres e crianças desde o pré-natal.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a UFPI, e integra a programação da campanha Agosto Dourado, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e continuado até os dois anos ou mais, reconhecendo o leite materno como padrão ouro de qualidade nutricional.
Pró-reitora da PREXC, Waleska Albuquerque
Representando a Administração Superior da UFPI, a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Waleska Albuquerque, disse que a ação é de grande relevância. “Estamos sediando o III Fórum Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno. Trata-se de uma temática extremamente importante, especialmente para as mulheres que estão vivenciando a maternidade e o processo de amamentação. A Universidade Federal do Piauí, mais uma vez, se coloca à disposição, junto à Fundação Municipal de Saúde e à Sesapi, para sediar e participar ativamente dessa discussão tão significativa”, pontuou.
Rosane Santana, coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente da Sesapi
Rosane Santana, coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente da Sesapi, destacou que o Fórum representa um espaço qualificado para refletir sobre os desafios do aleitamento materno na atualidade. “É um evento de extrema importância, que envolve diversos profissionais das maternidades, do Hospital Amigo da Criança e da atenção primária, que acompanham as gestantes. Este é um momento fundamental para discutirmos estratégias de incentivo à amamentação, especialmente durante o Agosto Dourado”, ressaltou.
Presidente da FMS, Leopoldina Cipriano
Leopoldina Cipriano, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), enfatizou que o fortalecimento do aleitamento materno começa no primeiro contato das gestantes com os profissionais da atenção básica. “É nos 224 municípios do Piauí, por meio das equipes de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde, que as gestantes têm o primeiro contato com orientações fundamentais. São esses profissionais que acompanham o pré-natal, oferecem apoio contínuo e promovem as ações de incentivo à amamentação desde o início”, frisou.
Dispositivo de honra
O dispositivo de honra foi composto por: Waleska Albuquerque, pró-reitora de Extensão e Cultura; Leopoldina Cipriano Feitosa, presidente da FMS e do COSEMS-PI; Teresinha Medeiros, vereadora de Teresina; Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT) da Sesapi; Dira Santos, diretora financeira do COSEMS-PI e secretária de Saúde do município de Olho D'Água do Piauí e Carmen Viana Ramos, diretora geral da nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.
Após a solenidade de abertura, a nutricionista Theona Gomes Pereira ministrou a Palestra Magna, abordando o aleitamento materno e a sustentabilidade como temáticas principais. O evento segue até às 17h com palestras, mesas-redondas, exposições artísticas, talk shows e relatos de mulheres em sua jornada com a amamentação.