Professora Ana Regina Rêgo conquista Prêmio Luiz Beltrão de Maturidade Acadêmica 2025
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) celebra a conquista da professora Ana Regina Rêgo, do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), vencedora na categoria Maturidade Acadêmica do Prêmio Luiz Beltrão 2025, a mais importante premiação da área da Comunicação no Brasil.
A UFPI também comemora a premiação do professor Anderson Santos, colaborador do grupo de pesquisa COMUM/UFPI, que foi agraciado na categoria Liderança Emergente, além do reconhecimento ao professor Paulo Fernando de Carvalho Lopes, vice-presidente da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA), entidade vencedora na categoria Instituição Paradigmática.
Segundo a professora Ana Regina Rêgo, a conquista do prêmio foi uma surpresa e representa um motivo de orgulho tanto para o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) quanto para a Universidade Federal do Piauí (UFPI) como um todo. “Nem tenho palavras para agradecer à professora Nélia Del Bianco pela indicação, e tampouco para expressar minha gratidão pelo reconhecimento e pela confiança que a Intercom deposita em mim neste momento. É uma grande honra receber esse reconhecimento em nível nacional. Muito obrigada”, destacou.
A professora Ana Regina Rêgo já foi agraciada com o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação em diversas ocasiões. Em 2014, recebeu a premiação na categoria Grupo Inovador, ao lado da professora Samantha Castelo Branco, pelo trabalho desenvolvido no curso de Jornalismo da UFPI, por meio do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC). Em 2016, foi reconhecida na categoria Liderança Emergente, e, em 2018, como presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR), recebeu o prêmio na categoria Instituição Paradigmática. Mais recentemente, em 2023, liderando a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil), foi novamente contemplada na categoria Grupo Inovador.
Pesquisador colaborador do Grupo COMUM/UFPI também é premiado
Professor Anderson Santos, colaborador do grupo COMUM/UFPI, vence prêmio de Liderança Emergente
O professor Anderson Santos, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e diretor da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom), também foi agraciado com o Prêmio Luiz Beltrão na categoria Liderança Emergente. O pesquisador mantém colaboração com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Cidadania (COMUM/UFPI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM).
Segundo Anderson Santos, é motivo de grande orgulho que os prêmios de Liderança Emergente e Maturidade Acadêmica deste ano tenham sido concedidos a pesquisadores do Nordeste. “Receber esse reconhecimento, vindo de universidades localizadas em estados que ainda apresentam baixos índices socioeconômicos, apesar dos avanços promovidos por políticas públicas neste século, demonstra o impacto da articulação coletiva e da qualidade do que buscamos construir, geralmente em rede. No meu caso, com o COMUM/UFPI, o Obscom-Cepos/UFS e o Cubo/UEL. Essa rede de colaboração se expressa, por exemplo, no fato de eu estar atualmente à frente da Socicom, federação nacional que já foi presidida por Ana. O prêmio é fruto de um trabalho individual que se consolida a partir de uma construção coletiva”, frisou.
Prêmio Luiz Beltrão 2025
Uma das iniciativas mais tradicionais da Intercom, o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação reconhece, anualmente, pesquisadores, grupos de pesquisa e instituições que se destacam no cenário acadêmico da Comunicação. A premiação homenageia aqueles que produzem trabalhos relevantes na área, com a entrega de estatuetas realizada durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
Os vencedores do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2025 são: Ana Regina Barros Rêgo Leal, na categoria Maturidade Acadêmica; Anderson David Gomes dos Santos, na categoria Liderança Emergente; a Rede de Rádios Universitárias do Brasil (Rubra), como Instituição Paradigmática; e o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor), na categoria Grupo Inovador.
A cerimônia de premiação acontecerá durante o Intercom Nacional 2025, que será realizado entre os dias 1º e 5 de setembro, na FAESA | Centro Universitário – Campus Vitória, no estado do Espírito Santo (ES).