PROPESQI e PRPG da UFPI participam da Reunião Anual da Regional Nordeste do FOPROP 2025
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está representada na Reunião Anual da Regional Nordeste do FOPROP 2025 — Fórum de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação — realizada entre os dias 6 e 8 de agosto de 2025, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina-PE.
A delegação da UFPI conta com a participação do pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Rodrigo Veras do pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, professor Carlos Sair, professora Socorro Cruz, da Coordenadoria de Infraestrutura de Pesquisa (PROPESQI) e a professora Maria do Carmo, da Coordenadoria de Programas Stricto Sensu (PRPG).
Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, Rodrigo Veras, a programação da Reunião Anual da Regional Nordeste do FOPROP 2025 tem sido rica e estratégica, abordando temas fundamentais para o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação na região. “Destaco especialmente os debates sobre políticas de fomento, inovação no semiárido, integração com o setor produtivo e a atuação das fundações de amparo à pesquisa. Esses diálogos são essenciais para alinhar ações entre as instituições e ampliar o impacto social e econômico da ciência produzida no Nordeste. A UFPI se beneficia diretamente ao participar ativamente dessas discussões, trazendo insumos valiosos para a formulação de políticas internas e para o fortalecimento da nossa infraestrutura de pesquisa”, enfatiza.
Já o pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Carlos Sait, fala que a presença da PRPG é estratégica para o fortalecimento e a integração da pós-graduação no Nordeste. “A participação reafirma o compromisso com a qualidade acadêmica e a inserção social dos programas de pós-graduação, permitindo identificar oportunidades de cooperação, acompanhar as diretrizes nacionais, contribuir com propostas e alinhar os programas às demandas regionais e nacionais. A Reunião do FOPROP é, portanto, um espaço decisivo para a definição de estratégias que promovam equidade, excelência e impacto social à pós-graduação no Nordeste, especialmente na UFPI.”, elucidou.
O evento reúne representantes das universidades da região Nordeste, da CAPES, fundações estaduais de amparo à pesquisa e de instituições de fomento e inovação, promovendo debates estratégicos sobre políticas públicas para a pós-graduação, fomento à pesquisa, equidade regional, inovação e desenvolvimento científico e tecnológico.
A programação inclui mesas-redondas, rodas de conversa, visitas técnicas e reuniões temáticas, fortalecendo a articulação entre as pró-reitorias da região e contribuindo para o aprimoramento das ações institucionais em pesquisa e pós-graduação.