Reunião no Salão Nobre da Reitoria
Na manhã desta quarta-feira (6/8), a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir Nogueira, recebeu a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Leopoldina Cipriano Feitosa, em reunião realizada no Salão Nobre da Reitoria. O encontro teve como objetivo reafirmar a parceria entre as instituições e discutir novas frentes de cooperação.
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
Para a reitora Nadir Nogueira, o fortalecimento da colaboração entre a UFPI e a FMS é essencial tanto para a formação dos estudantes quanto para a melhoria dos serviços públicos. “Entendemos a importância de manter e fortalecer o diálogo com a Fundação Municipal de Saúde. Pensamos não apenas no nosso Hospital Universitário e no processo de regulação, mas também na formação dos nossos alunos, na necessidade de garantir espaços de prática. Esta conversa é fundamental para retomarmos esse diálogo e para que as demandas da UFPI continuem sendo acolhidas pela FMS, como sempre foram, reconhecendo o papel estratégico dessa rede entre as instituições públicas”, destacou.
Presidente da FMS, Leopoldina Cipriano
Além da ampliação da oferta de estágios, foram debatidas outras possibilidades de cooperação, como o uso de tecnologias desenvolvidas pela Universidade para apoiar ações no sistema de saúde municipal. A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, ressaltou a importância do estreitamento das relações institucionais. “Viemos conhecer a reitora da Universidade, nos apresentar e buscar uma aproximação maior com a UFPI. Queremos fortalecer a parceria, garantindo campo de estágio para os alunos e também colaborando em projetos, como o uso de ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela Universidade, que podem contribuir com o diagnóstico e a elaboração de planos de ação para melhorar a qualidade dos serviços ofertados pela Fundação”, afirmou.
Pró-reitor da PRAEC, Emídio Matos
Durante a reunião, foram discutidas formas de ampliar os campos de estágio para estudantes das mais diversas áreas, bem como de promover ações integradas entre ensino, serviço e comunidade. O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Emídio Marques, destacou os benefícios dessa articulação. “A ideia é ampliar essa parceria com a nova presidente da FMS, que reconhece o valor da Universidade. Queremos que nossos estudantes, de diferentes áreas, tenham a oportunidade de atuar na Fundação, aprimorando sua formação com a experiência prática e contribuindo para o nosso objetivo final: prestar um bom serviço à população”, ressaltou.
Coordenadora-geral de Estágios da UFPI, Rita de Cássia Alves da Silva
A coordenadora-geral de Estágios da UFPI, Rita de Cássia Alves da Silva, também avaliou positivamente a reunião, destacando o bom relacionamento institucional já estabelecido entre as entidades. “A reunião foi excelente no que diz respeito aos estágios. Embora já exista um convênio com a FMS, não há impedimentos quanto à recepção dos nossos estagiários. Nossos alunos são sempre bem classificados nos editais de estágio. Não enfrentamos problemas em relação ao estágio obrigatório ou não obrigatório na Fundação”, explicou.
Também participaram do encontro: o professor Arquimedes Cavalcante, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS); o professor Vitor Sandes Freitas, diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL); Rita de Cássia Alves da Silva, coordenadora-geral de Estágios da UFPI; Izabelly Abreu, psicóloga da PRAEC; e Tâmara Rocha, chefe de gabinete da FMS.