Professor Vinícius Machado conduziu a palestra do Conecta PRAD
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou, nesta quarta-feira (6 de agosto), a palestra "Inteligência Artificial na Gestão Universitária: Inovação e Eficiência para a Administração Pública", realizada no auditório do Departamento de Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN). A atividade foi promovida pela Pró-Reitoria de Administração (PRAD) e integra o Conecta PRAD, iniciativa voltada ao aprimoramento e à capacitação dos servidores da Instituição.
Com apoio da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), a capacitação foi aberta à participação de servidores técnico-administrativos, docentes, discentes e demais colaboradores da comunidade universitária.
Pró-reitora da PRAD, Larissa Mendes
Segundo a pró-reitora de Administração, Larissa Mendes, os encontros vêm sendo realizados periodicamente com o objetivo de promover reflexões sobre temas ligados à rotina administrativa da Universidade. “A temática de hoje é extremamente relevante e tem sido bastante solicitada pela equipe, pois trata de um assunto cada vez mais presente no nosso cotidiano. Queremos começar a nos aprofundar na área para entender as possibilidades e os cenários em que a inteligência artificial pode contribuir com o nosso trabalho, permitindo a entrega de um serviço mais eficiente”, destacou a gestora.
O palestrante Vinícius Machado, professor do curso de Ciência da Computação da UFPI, explicou que o objetivo principal da capacitação é introduzir os participantes ao universo da inteligência artificial e ao uso ético e responsável dessas ferramentas. “Queremos compartilhar uma visão sobre o uso adequado da IA, demonstrando como ela pode ser útil na rotina administrativa, desde a análise de documentos até o auxílio na elaboração de memorandos ou na resolução de imprevistos”, afirmou.
Ainda segundo o professor, por se tratar de um módulo introdutório, a palestra abre caminho para futuras capacitações que permitam o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos pelos servidores.
Participante do evento, o servidor Stênio Filatoff ressaltou a importância de iniciativas como essa para a qualificação interna da Universidade. “Essa é uma excelente oportunidade para buscarmos atualização dentro da própria UFPI. O uso da inteligência artificial pode aumentar a eficiência de diversos setores, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade como um todo”, concluiu.