Exposição está aberta ao público no Hall da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB)
Fundada em 1995, a Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), completa três décadas de existência em 2025. Como parte das comemorações, teve início nesta segunda-feira (4/8) a exposição fotográfica “BCCB: 30 anos de história, informação e transformação”. A mostra integra a programação especial de aniversário da Biblioteca ao longo do mês de agosto e tem como objetivo ilustrar sua trajetória desde a construção até os dias atuais.
Diretor da BCCB, Rigoberto Veloso
O ponto alto das celebrações será no dia 22 de agosto, com o lançamento do documentário comemorativo e o anúncio da logomarca vencedora do concurso de identidade visual da Biblioteca. Segundo o diretor da BCCB, Rigoberto Veloso, a proposta é apresentar à comunidade acadêmica a evolução da instituição ao longo desses 30 anos. “A exposição é uma das ações da nossa programação comemorativa. Também estamos com um edital em andamento para escolha da nova logomarca e produzindo um documentário que será exibido durante o evento oficial”, destacou.
O diretor também ressaltou que a exposição não apenas preserva a memória institucional, mas evidencia o papel da Biblioteca como espaço dinâmico dentro da UFPI, que vai além do acervo físico, reafirmando sua função como centro de serviços, acolhimento e integração. “Aproveitamos para convidar toda a comunidade ufpiana, professores, estudantes e também o público externo, a visitar a exposição, acompanhar e conhecer essa trajetória de evolução da Biblioteca Comunitária ao longo dessas três décadas”, pontuou.
Bibliotecária Ana Cristina Guimarães Carvalho
Responsável pela curadoria da exposição, a bibliotecária Ana Cristina Guimarães Carvalho explicou que a seleção das imagens foi feita a partir do acervo interno da BCCB. A proposta, segundo ela, é retratar três momentos marcantes: a construção do prédio, sua inauguração oficial e as atividades desenvolvidas ao longo dos anos. “Queríamos mostrar para a comunidade acadêmica como tudo começou, desde a idealização e edificação do prédio até os dias atuais. A ideia da exposição é justamente esse resgate histórico: revisitar a trajetória da Biblioteca Comunitária até ela se tornar o que é hoje”, afirmou.
A exposição estará aberta à visitação até o dia 22 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no horário de funcionamento da Biblioteca.
Confira também o instagram @bccbufpi.
Veja mais fotos: