Pesquisadores da UFPI participam de apresentação de estudo sobre brucelose em equídeos no Piauí

Pesquisadores da UFPI colaboram e participam de estudo sobre brucelose em equídeos

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participaram, no dia 22 de julho de 2025, de uma apresentação conduzida pela médica veterinária e mestre em Saúde Animal da Amazônia, Fátima Alencar, que trouxe resultados relevantes de uma pesquisa sobre brucelose em equídeos. O estudo analisou 364 animais de oito municípios do estado do Piauí, por meio de exames sorológicos e moleculares.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Zoonoses e Saúde Pública da Universidade Federal do Pará (UFPA), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal da Amazônia (PPGSAAM/UFPA), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os resultados obtidos têm grande relevância científica e prática, e poderão subsidiar os programas sanitários já em execução no estado.

O evento contou com a presença de representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), incluindo o gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos, Cléber; o gerente de Inspeção Sanitária Estadual, Gerlan; a gerente de Sanidade de Suídeos, Carol; e a coordenadora do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Simone. Também participaram médicos-veterinários convidados, integrantes do Laboratório de Vigilância em Epizootias da UFPI, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Animais de Interesse Regional (PPGTAIR/UFPI), além da professora Lílian Catenacci (UFPI), orientadora e coordenadora da pesquisa.

A atividade reforça a importância da integração entre academia e serviço público para a geração e aplicação de conhecimento científico voltado à saúde animal e à segurança sanitária.