Evento reúne especialistas do Brasil e dos EUA para capacitação em técnicas de biologia molecular aplicadas à Medicina da Conservação e à Saúde Única
De 29 de julho a 2 de agosto de 2025, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediará o workshop internacional “Advancing the Conservation of Wildlife through Molecular Diagnostics Training of Scientists in North and Northeast, Brazil”, voltado à formação de pesquisadores e profissionais no uso de ferramentas de biologia molecular para a conservação da fauna silvestre. A programação ocorrerá em Teresina, das 9h às 12h e das 14h às 18h, com oficinas, palestras e apresentações científicas.
O evento tem como objetivo fortalecer capacidades técnicas e científicas no Norte e Nordeste do Brasil, promovendo o intercâmbio entre instituições e a formação de redes colaborativas nas áreas de Medicina da Conservação, Biologia Molecular e Saúde Única (One Health). Gratuito e aberto a estudantes de pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área, o workshop consolida a UFPI como polo de inovação científica em saúde ambiental.
Modelo internacional de capacitação
A atividade é promovida em parceria com o Instituto de Medicina da Conservação do Zoológico de Saint Louis (EUA), o Laboratório de Vigilâncai de Epizootias da UFPI, o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Animais de Interesse Regional (PPGTAIR-UFPI), o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN/UFPI), o Núcleo de Estudos em Produção e Preservação de Animais Silvestres (NEPPAS/UFPI) e o Instituto de Doenças do Sertão (IDS), reforçando uma abordagem interdisciplinar e regionalizada da ciência.
A Profa. Lílian Catenacci, coordenadora do Laboratório de Vigilância de Epizootias, pesquisadora da UFPI pelo CIATEN e coordenadora do PPGTAIR ressalta que o evento será fundamental para a universidade ao reunir referências em conservação da biodiversidade e Saúde Única. A Profa. Sharon Deem, por exemplo, é ex-presidente da Associação Americana de Zoológicos e uma referência internacional no campo da saúde única, atuando em projetos em diversos países da África, além de Galápagos, Cuba e Brasil. Sua presença representa uma oportunidade estratégica de fortalecer parcerias e acordos institucionais. Além disso, a capacitação abrangerá todo o estado, contando com a participação de representantes das áreas animal, humana, ambiental e de saúde. Este é um marco significativo para a UFPI: trata-se da primeira visita ao Brasil, com uma agenda totalmente dedicada à Universidade. A pesquisadora que acompanhará Sharon Deem é a bióloga Kathleen Apakupakul, que tem formação voltada para biologia molecular e que vem atuando em descobertas de novos microorganismos em animais selvagens.
Participações internacionais e articulação institucional
Entre os destaques da programação estão as participações das pesquisadoras Sharon Deem, Kathleen Apakapakul, do Saint Louis Zoo, referências mundiais na área de saúde da vida selvagem. Também estarão presentes palestrantes nacionais importantes nesta temática, como o prof. Bruno Alcoforado Aguiar, Gabriel Ferreira e profa Lilian Catenacci. Ainda como palestrante teremos a participação do doutorando Osmaikon Lisboa Lobato, apresentando as atividades desenvolvidas em parceria do Instituto de Medicina da Conservação do Zoo de Saint Louis e a UFPI. Como participantes do evento, teremos discentes de quatro programas de pós-graduação da UFPI, além de representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O workshop contará ainda com a presença da do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do Instituto Federal do Maranhão, do Instituto de Doenças do Sertão (IDS) e do CIATEN/UFPI, além de diversas instituições de diagnóstico laboratorial, compondo uma rede multissetorial voltada à Saúde Única.
Ciência aplicada à preservação da biodiversidade
A programação inclui oficinas de extração de DNA de diferentes materiais biológicos, PCR em tempo real, análises de sequenciamento e apresentação de estudos de caso.
Nada disso seria possível sem o apoio da equipe do Laboratório de Vigilância em Epizootias, que tem atuado com grande competência para a organização do evento. A administração superior da UFPI, através das mais diversas instâncias, também vem acolhendo com muita expectativa todos os palestrantes e participantes do evento. O workshop promoverá avanços no monitoramento de zoonoses, na preservação de espécies ameaçadas e na formação de profissionais altamente qualificados, fortalecendo a atuação científica regional sob a ótica integrada da Saúde Única.
Confira a programação completa.