Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 2ª Edição do Piauilismo Fashion Day
Início do conteúdo da página

2ª Edição do Piauilismo Fashion Day

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Aconteceu na noite de sexta-feira (08), no Anfiteatro do Bloco de Moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a 2ª edição do Piauilismo Fashion Day, produzido pelo Curso de Moda, Design e Estilismo, sob coordenação do Prof. Ascânio de Carvalho e da Prof.ª Gizela Falcão. O evento apresentou as produções de conclusão de curso desenvolvidas pelos alunos especialmente para os dois desfiles. O primeiro comercial teve como tema "Chuva", e o segundo foi baseado na "Pré-história do Piauí". Cada formando apresentou looks sobre diferentes sítios arqueológicos do Estado.

 

O Piauilismo Fashion Day chega este ano em sua segunda edição. A primeira parte do desfile homenageou a cidade de Teresina pela comemoração dos seus 162 anos, escolhendo a chuva como o elemento através do qual a cidade se fez representada na passarela. O prof. Ascânio de Carvalho, responsável pela escolha das temáticas e por guiar os alunos nas pesquisas para a coleção, destacou que "apesar de não termos tanta chuva durante o ano aqui em Teresina, temos chuvas torrenciais e a cidade é conhecida como Chapada do Corisco, então a chuva é um elemento muito presente, além do tema se demonstrar como uma tendência forte para o inverno 2015".

A segunda coleção da noite enfocou no tema do evento, o Piauilismo, que nessa edição apresentou looks inspirados nos sítios arqueológicos. A temática única não gerou, no entanto, criações homogêneas, o que se viu na passarela foram trabalhos conceituais, criativos e inovadores que apresentavam os traços estéticos de cada design. A aluna Paula Bezerra, por exemplo, inspirada no Sítio Rupestre Cadões Velho enfatizou que "não queria pegar só a inscrição, então foquei nas pedras em forma de tartarugas que são muito comuns lá, e nas macambiras que as revestem, o que gerou a cor cinza das roupas e o detalhe verde do cabelo, além da flor da macambira que está recortada a laser no couro da peça".


Mesmo as alunas que escolheram o mesmo Sítio Arqueológico, como Amanda Piauilino e Joseane Oliveira, apresentaram ao público visões diferentes sobre a realidade retratada. Enquanto Amanda Piauilino se inspirou na natureza do local e no por do sol para chegar aos tons terrosos e laranja, nos galhos secos e nos espirais, que são uma das pinturas rupestres encontradas no Sítio dos Andreas, Joseane Oliveira escolheu trabalhar para além da parte zoomorfa presente na pintura rupestre, destacando o geometrismo encontrado na região para o bordado, utilizando tecidos mais naturais e em uma armação que lembra a rigidez das rochas onde a arte rupestre está inscrita.

A enfermeira Andressa Ferraz, que assistia ao desfile, elogiou o trabalho apresentado na passarela e destacou que "usaria a maioria das roupas expostas durante a coleção comercial", o que comprova o alcance do objetivo da primeira parte da noite de estimular os alunos formandos a trabalharem em grupo visando a preparação dos mesmos para a inserção enquanto futuros profissionais em grandes empresas.

A Vice-Reitora da UFPI, prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, que também assistiu a todo o desfile, parabenizou a todos os envolvidos na preparação da noite, destacando que ficou "claro o talento das alunas que vão agora entrar no mercado de trabalho e que demonstraram, pelo o que foi apresentado na noite, suas competências, não restando a menor dúvida que encontrarão mercado de trabalho para absorvê-las".

A Vice-Reitora também destacou a presença do público, composto não só da comunidade acadêmica, mas também da sociedade Piauiense como um todo, que lotou o anfiteatro de Moda. "Isso mostra a credibilidade do curso e traduz a competência e o compromisso dos professores. A qualidade do trabalho apresentado demonstra a estrutura que as alunas tiveram durante a graduação dentro da área da pesquisa, do ensino e da extensão. Então a UFPI, as formandas e os professores estão de parabéns", destacou.

Como coordenador do curso de Moda, Design e Estilismo, o prof. Ascânio de Carvalho considera que o resultado da noite foi positivo: "Fabuloso! Fico muito feliz por conseguir evoluir a cada ano do curso, a estrutura desse ano foi maior que a do ano passado e pretendemos ampliar ainda mais para a próxima edição. O resultado de hoje foi bom porque o curso é novo, esta é a nossa segunda turma formada, mas graças ao grupo de professores qualificados conseguimos dar o suporte necessário, e contamos ainda com todo o apoio institucional e com a colaboração dos alunos."

Moda, Design e Estilismo

Para além do Piauilismo Fashion Day, outros projetos estão sendo desenvolvidos pelo Curso, como a semana acadêmica que está em fase de planejamento, o curso "A vitrine em debate" idealizado pela professora Juliana Campos que na próxima segunda (11) conta com a palestra da professora referência internacional em Visual Merchandising Sylvia Demetresco. Oficinas voltadas para a parte da costura e da modelagem,  além de cursos com professores da área da Comunicação que irão mesclar a Comunicação com a Moda, para assim, como destaca o Prof. Ascânio de Carvalho: "trabalharmos também com o pensar, porque a moda não é só roupa, é também comportamento, o que vimos hoje na passarela é o resultado final, mas precisamos pensar e refletir sobre essas ações. Pensar a moda é o que pretendemos como Instituição Federal, como espaço de reflexão e crítica para cada vez mais fazermos uma moda melhor para o estado do Piauí".

 

Fim do conteúdo da página