Em agosto, o Piauí sediará o 75º Congresso Nacional de Botânica (CNBot), junto com a 39ª Reunião Nordestina de Botânica (RNBot), em Parnaíba. O evento, um dos mais importantes da área no país, será realizado de 9 a 16 de agosto na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), com parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Com o tema “Botânica: Conectando Ensino, Pesquisa e Tecnologias de Uso Sustentável”, o congresso discutirá o papel estratégico da botânica frente aos desafios ambientais e socioeconômicos atuais. Além de refletir sobre como o conhecimento científico e os avanços tecnológicos na área podem impulsionar práticas sustentáveis, valorizar saberes e culturas, fomentar o desenvolvimento econômico e reforçar a importância das plantas e dos ecossistemas nas estratégias de conservação da biodiversidade e enfrentamento da crise climática.
A programação contará com palestras, simpósios, apresentações científicas, minicursos, mesas-redondas e atividades culturais, reunindo pesquisadores do Brasil e do exterior, além de professores, estudantes, técnicos e profissionais.
A última realização do evento no Estado foi em 1981, portanto, esta edição marca o retorno do maior encontro da área ao Piauí após 43 anos.
A cidade de Parnaíba foi escolhida pela diversidade de seus ecossistemas, como manguezais, restingas, carnaubais, dunas, cerrado, caatinga e ecótonos. A cidade é também a porta de entrada para o Delta do Rio Parnaíba, único nas Américas que deságua em mar aberto, com mais de 70 ilhas e ilhotas.
Confira mais informações aqui.