PRAEC oferta curso de capacitação em Libras para servidores da UFPI

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio da Coordenadoria de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA) e o Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), está oferecendo o Curso de Comunicação Acessível: Libras para Atendimento Inclusivo.

Destinado, preferencialmente, à gestão superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o curso tem como objetivo capacitar servidores em Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo a inclusão de pessoas surdas e fortalecendo a acessibilidade nos diversos setores da Instituição. As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho.

Estão sendo ofertadas 25 vagas, com carga horária de 60 horas. A formação será realizada entre 1º de agosto e 19 de dezembro de 2025. As aulas ocorrerão presencialmente, às sextas-feiras, das 8h às 11h, no Campus Ministro Petrônio Portella, e incluirão também atividades assíncronas.

Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emidio Matos, destacou a importância da iniciativa para garantir a acessibilidade no ambiente universitário:

“O curso integra as ações em relação à inclusão, à diversidade, à equidade, que é tarefa da PRAEC, por meio da COIDEIA, mas também é uma das ações práticas para a gente, de fato, transformar a Universidade num espaço cada vez mais acessível. A comunicação é fundamental para a acessibilidade, por isso, capacitar a equipe técnica, dirigentes e gestores, com a formação básica em Libras, é um passo importantíssimo para garantir direitos. É preciso ter uma Universidade preparada para se comunicar”, comentou.

Professor Fábio Passos é coordenador da COIDEIA. Foto: Arquivo SCS/UFPI.

O coordenador de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade, Fábio Passos, reforçou que o curso é uma iniciativa concreta para ampliar a acessibilidade comunicacional no espaço acadêmico:

“Essa é uma ação que representa mais um avanço no nosso processo de fazer com que a Universidade Federal do Piauí seja, de fato, para todas as pessoas. Para isso, precisamos criar um ambiente inclusivo, e isso parte de ações afirmativas no que diz respeito à acessibilidade comunicacional. Ter um curso dessa natureza que capacite a equipe técnica, dirigentes e gestores da UFPI é uma demonstração de que a atual gestão está preocupada e não medindo esforços, dentro das nossas possibilidades, para que as barreiras que impedem que a Universidade seja para todas as pessoas sejam superadas.”

Para se inscrever, acesse o link.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Núcleo de Acessibilidade da UFPI pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..