Comunicado STI/UFPI sobre instabilidade nos sistemas SIG

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), informa que o incidente registrado na última sexta-feira, 11 de julho de 2025, foi prontamente controlado ao longo do final de semana pelas equipes técnicas da Instituição.

A ocorrência teve como causa principal o esgotamento de recursos computacionais, o que gerou instabilidades em alguns serviços institucionais. A situação foi estabilizada, e os sistemas voltaram à normalidade. Durante o processo de verificação, também foi identificada a execução de um script malicioso, já devidamente isolado. O código segue agora para perícia técnica e tramitação legal, conforme os protocolos dos órgãos competentes.

É importante destacar que não houve perda e nem vazamento de dados, conforme verificação realizada pela equipe técnica da STI.

Como parte do compromisso permanente com a segurança e a qualidade dos serviços, a UFPI já iniciou a adoção de medidas adicionais de proteção, reforçando suas barreiras de cibersegurança. Informamos que está em andamento a aquisição de um novo servidor, com investimento de R$ 1,5 milhão e entrega prevista para o início do segundo semestre de 2025.  A atualização tecnológica tem como objetivo proporcionar maior estabilidade e desempenho para a comunidade universitária.

A UFPI segue firme em seu compromisso com a excelência, a transparência e a proteção de seus sistemas e dados institucionais.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ