Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo de Pesquisa da UFPI lança livro "Teresina em Aquarelas"

Grupo de Pesquisa da UFPI lança livro "Teresina em Aquarelas"

Aconteceu na noite dessa terça-feira (05), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o lançamento do Livro "Teresina em Aquarelas", produzido pelo Grupo de Pesquisa Amigos do Patrimônio, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Alcília Afonso (Kaki). O evento contou com a presença da Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, do Prefeito de Teresina, Firmino Filho, da Secretária Municipal de Comunicação, Cláudia Brandão, do Secretário Municipal de Governo, Charles Carvalho, do Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí, Sanderland Ribeiro e da Diretora do Centro de Tecnologia, Nícia Formiga.

Rômulo Marques, co-autor do livro; Prof.ª Dr.ª Alcília Afonso; Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí, Sanderland Ribeiro; Diretora do Centro de Tecnologia, Nícia Formiga; Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; Prefeito de Teresina, Firmino Filho; Secretária Municipal de Comunicação, Cláudia Brandão; Secretário Municipal de Governo, Charles Carvalho.

A obra, resultado de mais de um ano de pesquisa por parte do Grupo Amigos do Patrimônio, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, se constitui em duas partes. Na primeira, a publicação apresenta aquarelas de patrimônios da cidade, desenhadas pelas alunas Jaqueline Inaga, Carla Catrini e Jordana Sousa, sob coordenação do também estudante, Rômulo Marques, co-autor da obra. A segunda parte traz 8 artigos, assinados por professores da instituição e por egressos que se encontram no mercado de trabalho, sobre a arquitetura do município, o patrimônio histórico que compõe Teresina e sua atual situação.

Jordana Sousa; Jaqueline Inaga; Carla Catrini e Rômulo Marques, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI e colaboradores do livro.

Presente na ocasião, a Vice-Reitora da universidade, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, declarou a importância do livro para a sociedade teresinense e para a comunidade acadêmica. "Além de ser uma obra que se propõe a resgatar o patrimônio histórico municipal, instingando na população em geral um senso de conservação e preservação deste, atua no sentido de aliar o ensino, a pesquisa e a extensão, objetivos primordiais da Instituição.", relatou.

Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Vice-Reitora

De acordo com a estudante do Curso de Arquitetura e Urbanismo e colaboradora do livro, Jaqueline Inaga, o lançamento é imprescindível não só a sua carreira acadêmica, mas também a sociedade teresinense. "A obra configura sua relevância para todo o patrimônio histórico da cidade, já que é a educação patrimonial que faz diferença na ação da população para proteção do patrimônio.", relatou a estudante.

"A obra "Teresina em Aquarelas" é um presente para a cidade, que completa 162 anos esse mês, com o resgate do seu passado, por meio das linhas e de diversos pontos históricos do município. Por isso, só temos a agradecer aos vários colaboradores que tornaram isso possível.", destacou Firmino Filho, Prefeito de Teresina.

Prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Secretária Municipal de Comunicação, Cláudia Brandão, explicou o interesse da Prefeitura da Cidade em apoiar projetos como esse. "Tudo aquilo que reforça a identidade cultural, que resgata a história do município deve ser cultivado para que gerações futuras tenham conhecimento do acervo arquitetônico e evitar a perda de sua identidade cultural.", afirmou.

Secretária Municipal de Comunicação, Cláudia Brandão.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Alcília Afonso, o livro é relevante para a sociedade em geral. "O foco do Grupo de Pesquisa Amigos do Patrimônio é resgatar a arquitetura piauiense em toda a sua história, logo o objetivo da obra é, além de mostrar esse resgate, permitir a educação da população para a importância da conservação das construções para a história piauiense.", explicou a coordenadora do livro "Teresina em Aquarelas".

Prof.ª Dr.ª Alcília Afonso, coordenadora do Grupo de Pesquisa Amigos do Patrimônio

O livro é resultado de uma parceria do Grupo de Projetos Estruturantes (GPE), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) com o Departamento de Construção Civil e Arquitetura do Centro de Tecnologia da UFPI (DCCA/CT).