Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Parnaíba: Laboratórios firmam parceria para fortalecimento de pesquisas

Parnaíba: Laboratórios firmam parceria para fortalecimento de pesquisas

O Laboratório de Mapeamento Cerebral e Funcionalidade (LAMCEF) e o Laboratório de Mapeamento Cerebral e Plasticidade Cerebral (LAMPLACE), ambos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso, tiveram parceria firmada com o Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório Motora da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) - São José dos Campos (SP) no mês de julho, com o intuito de desenvolver o projeto intitulado: "Efeito da Terapia Vibratória na Excitabilidade Cortical".

O projeto de autoria da doutoranda em Engenharia Biomédica, Prof.ª Ms. Janaína de Moraes Silva, e sob orientação do Prof. Dr. Mario Oliveira Lima e do Prof. Dr. Alderico de Paula Rodrigues Junior, tem como objetivo avaliar o efeito eletrofisiológico e comportamental da terapia vibratória em voluntários hígidos.

Desenvolvimento do projeto "Efeito da Terapia Vibratória na Excitabilidade Cortical"

A pesquisa é acompanhada pelos fisioterapeutas Charllane de Oliveira Marques e Felipe Aurélio Nunes de Sousa, e pelas mestrandas Rayelle Pricila Moreira dos Santos e Lysnara Rodrigues Barros Lial do Programa de Mestrado em Ciências Biomédicas da UFPI/CMRV.

O coordenador do LAMCEF, Prof. Dr. Victor Hugo Bastos, e o colaborador do LAMCEF e coordenador do LAMPLACE, Prof. Dr. Silmar Teixeira, ressaltam a importância da parceria, relatando que não se faz pesquisa sozinho ou em linhas isoladas atualmente. Os professores concordam sobre a vitalidade das parcerias para que se renove o conhecimento científico com produção de qualidade.

O professor Mario relatou que nos últimos cinco anos, o grupo de pesquisa, que está sob sua liderança, vem desenvolvendo equipamentos e vários estudos clínicos para conhecer os efeitos da terapia Vibratória no Sistema Músculo Esquelético e que essa forma de parceria é o que efetivamente consolidará muitos dos conhecimentos que seu grupo vem analisando. Os pesquisadores e alunos da UFPI concordam com as perspectivas da grande análise exploratória que começará em breve com os dados captados neste estudo.