Dia E mobiliza HU-UFPI com mais de 300 atendimentos pelo SUS

Iniciativa faz parte do programa Agora tem Especialistas do Governo Federal e foi promovida pela Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh), realizou no sábado (5) o “Dia E”, esforço concentrado que garantiu 302 atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A mobilização integra o programa “Ebserh em Ação” e foi realizada simultaneamente nos 45 hospitais universitários federais vinculados a empresa. Em todas as regiões do país foram realizadas 10.160 exames, 1.244 mil consultas e 1.060 cirurgias. Atuaram mais de 2 mil médicos, professores, residentes, estudantes de graduação e outros trabalhadores da saúde. 

No HU-UFPI, o bloco cirúrgico realizou 38 procedimentos, incluindo 10 cirurgias oftalmológicas, 4 ortopédicas, 16 de cirurgias geral, 3 de urologia e 5 implantes de marcapasso. Na unidade de hemodinâmica, foram realizados 11 procedimentos, entre eles 5 cateterismos diagnósticos e 6 angioplastias.

A unidade de hemodinâmica totalizou 11 procedimentos, sendo 5 cateterismos diagnósticos e 6 angioplastias. Na área de exames especializados, foram registrados 171 atendimentos, incluindo 31 ecodopplercardiogramas, 21 mamografias, 13 densitometrias ósseas, 12 colposcopias, 29 histeroscopias diagnósticas, 30 endoscopias digestivas altas, 16 colonoscopias e 19 espirometrias.

Os procedimentos cirúrgicos ambulatoriais também tiveram destaque, com 26 intervenções: 13 inserções de DIU hormonal e 13 pequenas cirurgias dermatológicas.

Além disso, a área de consultas especializadas contabilizou 54 atendimentos sendo 26 em cardiologia (arritmologia), 11 em psicologia oncológica, 2 em nutrição, 2 em estomaterapia e 15 em cirurgia vascular.

O impacto direto dessa iniciativa na vida dos usuários pode ser percebido no relato de quem participou da mobilização. A paciente Patrícia Carvalho contou que estava na fila pelo exame de histeroscopia diagnóstica há mais de um ano e foi surpreendida positivamente ao ser convocada. “Eu não sabia o dia que faria esse exame, ele não é barato. Eu fiquei muito feliz quando recebi a notícia”, contou.

A enfermeira Lara Carmina Fernandes destacou a importância da ação e o impacto positivo para a população. “Foi uma ação bastante produtiva. Ficamos muito felizes em oferecer esse cuidado a pessoas que aguardavam há muito tempo. Foi um dia intenso, cansativo, mas muito gratificante, pois conseguimos garantir a agilidade necessária para que tudo ocorresse da melhor forma possível”, afirmou.

Lara também ressaltou o trabalho de bastidores, fundamental para o sucesso da mobilização. “Desde a checagem de materiais, escala de profissionais e suporte técnico, até o envolvimento de setores como a Central de Material Esterilizado, hotelaria, serviços gerais, maqueiros, anestesistas e equipe de enfermagem, tudo foi reforçado para que o atendimento acontecesse no tempo certo e mais pessoas fossem beneficiadas. Metade do sucesso da ação está nesse planejamento, que garante a segurança e o respeito ao tempo de cada cirurgia. Sabemos que o SUS é para todos, mas a espera pode ser longa e, quando chega um dia como esse, é realmente marcante”, completou

Já a enfermeira Juliana Oliveira de Sousa enfatizou a atuação organizada e eficiente do centro cirúrgico, destacando a dinâmica ocorrida durante as cirurgias oftalmológicas. Foram 10 procedimentos de facoemulsificação (catarata) e uma vitrectomia.

“Tivemos cinco cirurgias oftalmológicas no turno da manhã e, à tarde, mais quatro procedimentos de facoemulsificação e uma vitrectomia. Contamos com uma equipe de enfermagem especializada, altamente qualificada e com ampla experiência na área. Todas as cirurgias foram realizadas com sucesso”, destacou Juliana.

Parceria 

O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS. 

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende. 

Sobre a Ebserh

O (incluir o nome do hospital) faz parte da RedeEbserhdesde (incluir o ano de vinculação). Vinculada ao Ministério daEducação (MEC), aEbserhfoi criada em 2011 e, atualmente, administra 45hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meiode uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais,essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SistemaÚnico de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação deprofissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Sobre o HU-UFPI

O HU-UFPI faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

*Com informações de HU-UFPI