Professor da UFPI tem artigo finalista em revista científica do SUS

Um artigo desenvolvido pelo professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Márcio Mascarenhas, do Departamento de Medicina Comunitária e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade e pesquisador do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), foi selecionado como um dos três finalistas do Prêmio RESS Evidencia 2025, iniciativa que laureia o melhor artigo original publicado em 2024 na RESS. 

O artigo, elaborado por uma equipe de pesquisadores composta por um estudante do curso de medicina da UFPI (que hoje é egresso), duas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (hoje egressas), sob orientação do professor Márcio Mascarenhas, foi publicado pela RESS e, recentemente, foi selecionado para ser apresentado no site Scielo em Perspectiva. 

O artigo: "Caracterização de casos e indicadores epidemiológicos e operacionais da hanseníase: análise de séries temporais e distribuição espacial, Piauí, 2007-2021" é um estudo que documenta a análise de séries temporais e distribuição espacial dos casos de hanseníase, registrando-se 17.075 novos casos no período entre 2007 e 2021.

Com maior incidência entre homens, adultos de 40 a 59 anos e pessoas autodeclaradas pardas. A pesquisa feita, identificou áreas hiperendêmicas, especialmente nas regiões de Entre Rios, Carnaubais, Vale dos Rios Piauí e Itaueiras. Detectando aumento na proporção de casos multibacilares,  indicando diagnósticos tardios e maior risco de transmissão.

O Prêmio RESS Evidencia é promovido anualmente pela revista Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do SUS (RESS) com o objetivo de incentivar a produção científica em saúde pública no país e enaltecer os trabalhos que contribuem para o aprimoramento dos serviços de saúde oferecidos para a população no Brasil.

Acesse o artigo aqui.