O curso de Estatística da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu nota 5, ou seja, conceito máximo na mais recente avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação de cursos pelo MEC utiliza indicadores que medem a qualidade da educação superior, abrangendo aspectos como desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura e responsabilidade social.
A coordenadora do curso de Estatística da UFPI, a docente Lya Raquel Oliveira dos Santos, destacou que a nota máxima recebida pelo curso é resultado de um esforço coletivo, que envolveu desde a Administração Superior da Universidade até os docentes, servidores técnico-administrativos e discentes diretamente ligados ao curso. “Foi um trabalho conjunto, ninguém atingiu uma nota máxima sozinho”, afirmou a professora, mencionando ainda o apoio da Biblioteca, dos professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da coordenação de estágio e TCC, além da dedicação de docentes substitutos e efetivos.
Ainda segundo a professora Lya Santos, além do reconhecimento institucional, o curso passa por uma reformulação importante no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que prevê a mudança do nome para “Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados”. A proposta acompanha a evolução das práticas adotadas pela graduação, que já oferece disciplinas voltadas para ferramentas e temas contemporâneos. “Nossos estudantes já há algum tempo vêm recebendo formação nas disciplinas de tópicos especiais que possuem elemento aberto. Assim, eles estão recebendo uma formação bem atualizada, bem de acordo com o que a sociedade tem exigido”, afirmou a chefe de departamento.
Para a estudante e representante do Centro Acadêmico de Estatística da UFPI, Pamela Sousa, a conquista da nota máxima pelo curso de Estatística representa mais do que um reconhecimento institucional, é uma validação do esforço coletivo na formação que estão recebendo. "Essa nota 5 é o reflexo do esforço que a gente já coloca ali no dia a dia, representa a nossa luta diária para aprender, mesmo com as dificuldades", destacou a aluna.
Por fim, ainda segundo a estudante, o resultado na avaliação também acrescenta uma maior responsabilidade nos esforços feitos durante a graduação. “Ser estudante de Estatística agora tem um peso ainda maior. É gratificante saber que a gente faz parte de um curso respeitado, que está formando profissionais preparados”, completou.
A avaliação do MEC é realizada por meio de comissões formadas por especialistas da área, que visitam os cursos presencialmente para analisar uma série de indicadores de qualidade. Entre os critérios avaliados estão a organização didático-pedagógica, a qualificação do corpo docente, a infraestrutura física e os recursos disponíveis para o ensino, pesquisa e extensão. Cada curso pode receber notas que variam de 1 a 5, sendo 5 a pontuação máxima, atribuída apenas aos cursos que demonstram excelência em todos os aspectos analisados. Essa avaliação integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo garantir padrões de qualidade no ensino superior brasileiro.