Parlamentar piauiense reafirma compromisso com a ciência e anuncia nova destinação de recursos para obra
Na manhã desta sexta-feira (4), o senador Marcelo Castro visitou as instalações do Centro Integrado de Atenção às Doenças Emergentes e Negligenciadas (CIATEN), organização de pesquisa vinculada à Universidade Federal do Piauí (UFPI). A visita marcou a entrega da primeira etapa da reforma do espaço, que desde sua criação em 2018 funcionava sem sede física própria.
O CIATEN é dedicado ao estudo e enfrentamento de doenças emergentes e negligenciadas. Sua missão envolve a observação e análise de dados, produção de conhecimento científico, invenção de soluções e disseminação de saberes para estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde.
Senador durante visita aos laboratórios
A comitiva percorreu os laboratórios reformados e conheceu as áreas que ainda demandam intervenções para a conclusão das obras. O senador esteve acompanhado do coordenador geral do CIATEN, Carlos Henrique Nery Costa, e de diversas autoridades acadêmicas e institucionais. Estiveram presentes o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cavalcante Cardoso, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque, o diretor da FAPEPI, Igor Cabral, o superintendente da FADEX, Antônio Vinícius Oliveira, o coordenador da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPI (PROPESQI), João Marcelo Sousa, a superintendente de Comunicação Social da UFPI, Jacqueline Lima Dourado, a pesquisadora Dorcas Lamounier e vários outros cientistas e colaboradores ligados ao CIATEN.
Durante a visita, os pesquisadores apresentaram as plantas da reforma e detalharam o valor estimado para a finalização da obra. A proposta de instalar o CIATEN nas antigas instalações do Centro de Ciências da Saúde surgiu a partir da transferência do CCS para o Campus Ministro Petrônio Portella. Com apoio da então deputada federal Margarete de Castro Coelho, o senador Marcelo Castro destinou, em 2021, recursos iniciais para a requalificação do espaço. A execução da reforma ficou sob responsabilidade da FADEX, fundação vinculada à UFPI.
Ao final da visita, o senador manifestou apoio ao projeto de conclusão e anunciou que contribuirá com uma nova parcela expressiva de recursos. Também se comprometeu a buscar apoio de outros parlamentares para garantir a conclusão definitiva da estrutura. “O CIATEN é uma instituição fundamental para a saúde pública, não só do Piauí, mas do Brasil. Não podemos deixá-lo inacabado”, declarou.
Reconhecido como um mecenas da ciência e da medicina, Marcelo Castro reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da infraestrutura científica no estado.
A Universidade Federal do Piauí reafirma seu protagonismo no avanço do conhecimento científico, na formação de excelência e na construção de soluções para os grandes desafios sociais e sanitários contemporâneos. O CIATEN, com sua atuação estratégica, fortalece o papel da UFPI como referência em ciência, saúde e inovação no Nordeste.