Lançado na UFPI Edital do Banco do Nordeste para recuperação da Caatinga

Frente de honra no evento com representantes dos órgãos publicos envolvidos

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Banco do Nordeste realizaram nesta sexta-feira (4), no Cine Teatro da Universidade, a solenidade de lançamento do Edital Fundo Sustentabilidade 01/2025 - Recuperação e Uso Sustentável do Bioma Caatinga. O edital busca apoiar projetos voltados à recuperação ambiental da Caatinga, com o desenvolvimento sustentável de atividades econômicas para geração de emprego e renda. 

Superintende Estadual do Banco do Nordeste no Piauí, Francisco das Chagas Lopes, em fala de boas-vindas aos presentes 

O ato solene contou com a Reitora Nadir Nogueira; o vice-reitor Edmilson Miranda; o diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Alexandre Henrique Bezerra Pires; o diretor do Planejamento do Banco do Nordeste no Brasil, José Aldemir Freire; o Superintendente Estadual do Banco do Nordeste no Piauí, Francisco das Chagas Lopes; e o presidente da Fapepi, Prof. João Xavier, representando do Governador Rafael Fonteles.

Em sua fala, o vice-reitor da UFPI, no exercício da Reitoria, Edmilson Miranda, lembrou que a Administração Superior da Universidade recentemente esteve junto à direção do Banco do Nordeste em Fortaleza onde dialogou sobre parcerias visando fortalecer o desenvolvimento regional, tendo como norte a sustentabilidade. Enfatizou que as oportunidades do edital são muito significativas.

“ A abrangência do edital é gigante, com possibilidade de submeter projetos a várias áreas, a maioria delas, de preferência, voltada à sustentabilidade”.  "Espero e conto que não só a UFPI, mas que outras instituições sejam sensíveis às demandas das comunidades e desse bioma tão sofrido e tão necessário da interferência do nosso estado e das nossas instituições”, declarou o vice-reitor.

A partir da esquerda: Diretor do Planejamento do Banco do Nordeste no Brasil; vice-reitor da UFPI; Diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente; e presidente da FAPEPI

O lançamento do edital na Universidade Federal do Piauí demonstra a importância da pesquisa e da educação para a sustentabilidade, especialmente na Caatinga, bioma vulnerável à desertificação. A iniciativa busca conectar o financiamento de restauração da Caatinga com a produção de conhecimento científico pelas universidades, integrando ação prática e pesquisa, como avalia o diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Alexandre Henrique Bezerra Pires.

Diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Alexandre Henrique Bezerra Pires

“Não podemos separar uma ação concreta de restauração de recuperação de um bioma como a Caatinga do processo de produção de conhecimento científico. As universidades e as instituições públicas do Brasil de pesquisa e ensino têm mostrado que são capazes de produzir conhecimento, de produzir ciência a serviço das políticas públicas. E é isso que a gente está fazendo aqui”, detalha Pires.

Com recursos não reembolsáveis, o edital lançado na UFPI é o primeiro com financiamento proveniente do Fundo de Sustentabilidade do Banco do Nordeste, conjunto de recursos instituído em 2024, voltado a atividades e setores da economia que contribuam com a sustentabilidade, adaptação às mudanças climáticas, desenvolvimento social, diminuição das desigualdades, entre outros objetivos.

Diretor do Planejamento do Banco do Nordeste no Brasil, José Aldemir Freire

“A Caatinga é o principal bioma do Nordeste. E fazer parcerias com universidades, com o governo do estado, com outros órgãos públicos e entidades privadas vai fazer com que esse recurso chegue às comunidades locais e siga diretamente à preservação da caatinga. É garantido também renda e emprego para a sua população”, declarou o diretor do Planejamento do Banco do Nordeste no Brasil, José Aldemir Freire.

Prof. João Xavier, presidente da Fapep

Presente à solenidade, representando o Governador Rafael Fonteles, o Prof. João Xavier, presidente da Fapepi, destacou que “não haveria melhor lugar para lançar o edital do que dentro da Academia. Parabenizamos aqui o Banco do Nordeste e a UFPI por esse importante momento”.

Também estiveram presentes ao lançamento do edital, o secretário-executivo municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Rodrigues de Azevedo Neto, representando o Prefeito de Teresina, Silvio Mendes; o superintendente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Nordeste, Irenaldo Rubens; a gerente do Ambiente de Desenvolvimento Territorial e de Fundos de Pesquisa do Banco do Nordeste; Laurinda Luiza Macêdo, além de integrantes da Administração Superior da UFPI.

Assinatura do lançamento do edital com representações da UFPI, Banco do Nordeste, Ministério do Meio Ambiente e Fapepi

Com recursos disponíveis de R$ 15 milhões, o Edital Fundo Sustentabilidade 01/2025 - Recuperação e Uso Sustentável do Bioma Caatinga abre inscrições nesta sexta (4) e segue até 25 de agosto, com valores de financiamento por projeto mínimo de R$ 1 milhão e máximo de 2,5 milhões, destinados a custear recursos humanos, equipamento e material permanente, material de consumo, serviço de terceiros e outras rubricas.

Podem inscrever projetos entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, como instituições de ensino superior; fundações, institutos, autarquias e outras entidades da Administração Pública Direta ou Indireta, que se proponham a realizar projeto em observância às condições estabelecidas.

Público prestiagiando a solenidade no Cine Teatro da UFPI

Confira o edital.