UFPI no NEON 2025: Universidade leva projetos e startups para o maior evento de inovação do Nordeste

Solenidade de abertura do NEON 2025 no Centro de Convenções

Nos dias 3 e 4 de julho, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) participa do Nordeste ON (NEON), o maior evento de inovação do Nordeste, com um estande no Centro de Convenções de Teresina. Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o NEON tem como objetivo fortalecer os ecossistemas locais de inovação, impulsionar o crescimento econômico e social da região e ampliar o acesso descentralizado à inovação.

Reitora Nadir Nogueira e vice-reitor Edmilson Moura durante visita ao estande da UFPI no NEON 2025

A reitora da UFPI, Nadir do Nascimento Nogueira, frisa o compromisso da Instituição com a inovação e o empreendedorismo. “Expor as startups desenvolvidas por nossos estudantes, com o apoio dos pesquisadores, evidencia o ambiente de inovação em que a UFPI está inserida. Esse diálogo com o Governo do Estado e com a iniciativa privada vem se fortalecendo. Um exemplo é o lançamento do BO Fácil, uma tecnologia genuinamente desenvolvida pela UFPI em parceria com o Governo do Estado. A comunidade universitária está engajada e presente nesses dois dias de imersão, trocando experiências e construindo possibilidades de negócios com os projetos e produtos apresentados neste grande evento”, destaca.

Segundo o vice-reitor no exercício da reitoria, Edmilson Moura, a Instituição marca presença no NEON 2025 com 22 startups, fruto do trabalho de docentes, discentes e pesquisadores. “Estamos sempre na torcida para que mais pesquisadores se envolvam com iniciativas que tragam soluções à sociedade. Não é possível promover o desenvolvimento sem investir em ciência, tecnologia, inovação e, especialmente, no empreendedorismo. Este é um momento importante para os alunos e pesquisadores, pois eles estão apresentando seus trabalhos, que podem ser absorvidos por grandes empresas e transformar-se em soluções reais para problemas sociais”, enfatiza.

Pró-reitor da PROPESQI, Rodrigo Veras

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras, a participação no NEON 2025 representa uma oportunidade estratégica para inspirar e incentivar docentes e discentes a desenvolverem projetos que contribuam para o avanço da ciência e da inovação. “Estamos no maior evento de inovação do Nordeste, com mais de 22 mil pessoas inscritas, e a UFPI marca presença com um stand próprio, no qual apresentamos algumas das startups e produtos desenvolvidos na Instituição. Ao todo, são mais de 20 startups da UFPI ou vinculadas a ela com espaços próprios no evento. Além disso, logo mais acontecerão as finais do Ideathon do Agro e do Ideathon da Saúde. Esperamos que esse ambiente sirva como estímulo para que nossos professores e estudantes acreditem em suas ideias, transformando-as em projetos e produtos inovadores com potencial de impacto na sociedade”, pontua Veras.

Assessor de Inovação da PROPESQI, Albemerc Moraes

O assessor de Inovação da PROPESQI, Albemerc de Moraes, também ressaltou o protagonismo da UFPI em ações voltadas ao empreendedorismo e à inovação.“No edital do Startup Nordeste, das 100 propostas selecionadas, 20 são da UFPI, a maioria delas está sendo exposta aqui no NEON. No edital Catalisa ICT, das 71 propostas aprovadas no Piauí, 37 são da UFPI, o que representa cerca de 52%. Esses números evidenciam a presença significativa da Universidade nos editais de inovação. Além disso, a UFPI ocupa a sexta colocação no Nordeste e a 24ª no Brasil em produção de propriedade intelectual, o que demonstra nosso potencial. E nada melhor do que transformar essa produção intelectual em negócios que cheguem até a sociedade”, elucida.

Lívia Moura faz parte do projeto "Purificar", iniciativa desenvolvida na UFPI

Lívia Moura, integrante do projeto social e ambiental “Purificar”, compartilhou sua experiência e expectativas ao participar do evento. “Tenho o sonho de ser pesquisadora, e este é um momento único para apresentar nosso projeto e conhecer outras iniciativas voltadas à pesquisa. Já aprendi e vi muitas coisas interessantes aqui. Trazer nossa pesquisa para expor é importante, porque muitas pessoas conhecem a planta que utilizamos, mas não sabem de seu potencial. O projeto “Purificar” busca melhorar a qualidade da água e reduzir a turbidez utilizando a semente de moringa moída, encapsulada de forma a não deixar resíduos tóxicos. Quando em contato com a água, a cápsula inativa microrganismos, promovendo uma purificação eficaz. Nosso objetivo é levar essa solução para comunidades carentes, especialmente aquelas sem acesso à água potável de qualidade”, explicou.

As startups vinculadas à UFPI que participam do evento são fruto de projetos e iniciativas nas áreas de ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação. Entre elas, destacam-se: IATrain, Goattech Technologic Innovation, Biotechnology in Health, Fitofit, Buriti Bioespuma, Emooe e CESU/UFPI. Também estão presentes os projetos Monutri, Oxente Mudas, Licor Petrichor, Mel Tony, Purificar e Pão da Chica.

A programação do evento é composta por exposição de startups, palestras com especialistas renomados, rodadas de negócios e de mentorias, além de arenas temáticas voltadas à educação empreendedora e batalhas de startups. O evento reúne investidores, instituições de ensino e representantes do setor público e privado, promovendo um ambiente de conexões, oportunidades de negócios e aprendizados.

Saiba mais da programação no site: https://www.nordesteon2025.com.br/

 Confira mais fotos: