Estudantes de Engenharia Mecânica da UFPI unem teoria e prática em aula de campo no Parque Zoobotânico

Estudantes de Engenharia Mecânica da UFPI durante aula de campo no Parque Zoobotânico de Teresina

Na última sexta-feira (13), estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram uma aula de campo no Parque Zoobotânico de Teresina. A atividade compõe a grade curricular da disciplina de Gestão e Organização, e objetivou a aplicação, na prática, dos conceitos de ESG, na sigla em português ASG (Ambiental, Social e Governança), analisando a operação do parque na perspectiva de um gestor. O exercício ocorreu com a orientação do Prof. Italo Emmanoel Mesquita Oliveira de Moura e da Profa. Maria Alice Leite de Brito, ambos do departamento de Engenharia de Produção.

Para Italo Moura este exercício prático é importante para os futuros engenheiros adquirem experiências na temática socioambiental para seus projetos. “A atividade busca formar engenheiros com visão holística e processual, capazes de aplicar os conceitos estudados na disciplina e de incluir os aspectos socioambientais nos projetos que irão gerir como profissionais”, explicou.

A atividade contou com a orientação dos professores Ítalo Emmanoel Moura e Maria Alice Brito

A atividade proposta aos estudantes foi relacionar as teorias de gestão estudadas no decorrer do período letivo (definição de missão, visão, valores e planejamento estratégico), com as práticas operacionais do Zoobotânico. Os alunos foram incentivados a identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria nos pilares ambiental, social e de governança do parque.

Já a professora Maria Alice, destacou que a experiência aprimora a observação crítica dos alunos. “A experiência foi bastante proveitosa, com boa participação dos alunos. Esse método de ensino não só integra teoria e prática, como estimula o desenvolvimento da observação crítica do aluno de forma fundamentada, além de colaborar para a fixação dos conteúdos”, detalha.

Graduanda em Engenharia de Produção, Maria Paula está desenvolvendo um artigo abordando  a metodologia aplicada nesta aula para contribuir com as metodologias de ensino ativas que preparam os futuros engenheiros para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo. Para a estudante “a experiência foi produtiva e enriquecedora, proporcionando aos alunos o desenvolvimento das suas competências e despertando a capacidade analítica, na prática”, comenta.