Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Acontece a II Semana de Meio Ambiente da UFPI
Início do conteúdo da página

Acontece a II Semana de Meio Ambiente da UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Iniciou na noite dessa terça-feira (29), a II Semana de Meio Ambiente promovida pelo curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A abertura oficial aconteceu no Cine-Teatro da universidade e contou com a participação de docentes e estudantes da UFPI e de outras instituições, convidados e demais participantes. 

Cine-Teatro da UFPI recebe participantes e convidados da II Semana de Meio Ambiente

Na mesa de abertura estiveram presentes o Pró-reitor de Extensão, Prof.  Dr. Miguel Cavalcante, representando a Administração Superior da UFPI; a diretora do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Prof.ª Dr.ª Conceição Lages; o coordenador do evento e docente do curso de Ciências da Natureza, Prof. Ms. Rômulo Fontenele; o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, Mário Ângelo; e o presidente da ADUFPI, Prof. Dr. Marcos Antonio.

Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante

Para o Prof. Dr. Miguel Cavalcante, a Semana é muito importante porque o meio ambiente é um tema que está sempre em pauta e é fundamental que a universidade esteja colocando-o em discussão para a própria comunidade, em como ver o meio ambiente, como pesquisar, respeitar, compartilhar, ver tudo que o mesmo produz para o bem da humanidade. "A organização está de parabéns pela realização do evento, que possui parceria com órgãos que são responsáveis pelo tratamento do meio ambiente, pois é uma necessidade da comunidade estar visualizando essas temáticas num ambiente de compartilhar idéias, de minicursos, e outros. O Estado e a universidade só têm a ganhar com isso."

Prof. Me. Rômulo Fontenele

De acordo com o Prof. Ms. Rômulo Fontenele, a universidade tem uma produção enorme de trabalhos que englobam pesquisas em biodiversidade como a fauna e a flora, pesquisas em recursos naturais que envolvem ciência, tecnologia, biotecnologia em que é preciso conhecimento dessas produções científicas pelas comunidades interna e externa da UFPI. "O Brasil talvez seja o primeiro país de biodiversidade do mundo e nós no Piauí e Brasil temos uma região endêmica, a caatinga, então precisamos dar a conhecer às comunidades essa diversidade de vida e educar para a conservação dessa biodiversidade e o evento contribui nisso".

Além disso, o professor relatou que o clima na contemporaneidade, os recursos naturais, a produção de farmacos para doenças humanas a partir de recursos naturais, como plantas e animais, a proteção da biodiversidade com seu importante papel para a economia e a sustentabilidade, serão temas discutidos dentro da Semana.

Diretora do CCN, Prof.ª Dr.ª Conceição Lages

A Prof.ª Dr.ª Conceição Lages parabenizou o curso de Ciências da Natureza pelas vitórias já conquistadas por ser um curso jovem na instituição e ter conseguido a nota 4 na avaliação do Ministério da Educação. "Também parabenizo os professores pela realização desse evento, pois essa questão do meio ambiente é muito importante, é um assunto que diz respeito a todos nós."  

Estudante de Ciências da Natureza, Andressa França

Segundo a estudante do 8º período de Ciências da Natureza na UFPI e integrante da organização do evento, Andressa França, a II Semana de Meio Ambiente é importante pelo seu tema, devido a problemática ambiental estar presente em todo mundo e a preocupação com o meio ambiente estar muito grande. "Para nós, para minha formação como docente é muito interessante participar disso para eu passar para meu aluno que ele tem que se interessar desde pequeno pelo meio ambiente, pelos problemas, o que ele pode fazer para contornar a situação de poluição, de aquecimento global, desmatamento. Estamos nos formando para poder contribuir para os nossos alunos, poder gerar uma sociedade melhor no futuro", finaliza a estudante.

Marcos Fontes, pós-graduando em Meio Ambiente

Para o estudante de pós-graduação em Meio Ambiente, Marcos Fontes, o evento vai agregar muitos pontos positivos na sua formação. "Estamos precisando enfocar um pouco mais na questão ambiental. A Semana é um início, um passo a mais, para vermos a importância do meio ambiente. Tenho certeza que o evento será bastante proveitoso", completa Marcos.

Apresentação musical na abertura da II Semana do Meio Ambiente

Finalizando a cerimônia de abertura, o público do Cine-Teatro prestigiou a apresentação do grupo musical da instituição coordenado pelo docente do curso de Música, Prof. Me. Cássio Martins. Em seguida, o evento contou com a participação da Prof.ª Dr.ª Luciana Magalhães, do Instituto Butantan de São Paulo, que ministrou a palestra de tema "Biodiversidade e Educação em Ciências".

Prof.ª Dr.ª Luciana Magalhães, palestrante da primeira noite do evento

Segundo Luciana, um evento que fala da educação, do ensino de ciências, da biodiversidade tem grande importância porque atinge um público diverso, desde o professor ao aluno de graduação, e até, o professor de sala de aula na escola. "A palestra de hoje foi estruturada sobre as idéias do que já fiz, pela minha experiência na área de educação ambiental e, principalmente, em museus. Então ela foi mais voltada em como o conhecimento da biodiversidade pode ser difundido em diferentes áreas, tanto na escola, como em museus ou em universidades, tratando um pouco como esse conceito pode ser trabalhado nesses espaços".

II Semana de Meio Ambiente da UFPI

O evento de tema "Educação, Ciência, Tecnologia e Biodiversidade" debate a importância da educação, ciência e tecnologia na proteção da biodiversidade e das condições de sustentabilidade do planeta Terra na contemporaneidade e visa contribuir com a construção de um maior respeito com o patrimônio ambiental de Teresina, do Estado do Piauí e do Brasil.

A programação conta com mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos científicos (modalidades oral e pôster). Conforme observação na abertura do evento, as atividades que seriam realizadas a noite no Espaço Noé Mendes foram transferidas para o Cine-Teatro da UFPI.

Confira a programação.

Fim do conteúdo da página