Estudantes do Colégio Técnico de Floriano (CTF), em uma ação organizada pelo Laboratório de Produção Textual (LPT), visitaram na tarde desta sexta (13/6) a Sala do Projeto Clube de Leitura Vire a Página, iniciativa do Colégio Técnico de Teresina (CTT), que também busca aprimorar habilidades de leitura e escrita entre os estudantes. A proposta da visita foi criar vínculos e promover troca de conhecimento entre as iniciativas de propósito semelhantes.
Ao todo, 28 estudantes do CTF participaram da ação de intercâmbio em Teresina. Os alunos são do Ensino Médio dos cursos de Agropecuária, Enfermagem, Informática e Agente Comunitário de Saúde e estiveram acompanhados pelo Coordenador do LPT e Prof. de Língua Portuguesa, Ribamar Júnior, e por três estudantes de graduação bolsistas do Laboratório.
Coordenador do LPT e Prof. de Língua Portuguesa, Ribamar Júnior
“A proposta é estabelecer proximidade e parceira, colocando os alunos participantes do Clube de Leitura Vire a Pagina e os alunos e bolsistas do LPT para estabelecer esse intercâmbio, mostrar o que nós (de Floriano) estamos fazemos e conhecer o que eles desenvolvem aqui (em Teresina). Por exemplo, no CTT, eles têm um clube do livro, nós ainda não temos em Floriano, mas queremos criar”, detalha o Prof. Ribamar do CTF.
O “Clube de Leitura Vire a Página” é uma iniciativa em que estudantes do CTT recebem doações de livros para que cumpram um cronograma de leitura, participem de encontros semanais para debater as obras, além de se integrarem a atividades de socialização ao atingirem metade da leitura e ao completá-la.
Psicóloga do CTT, Profa. Érica Melo
A proposta de criação do Clube de Leitura, pela psicóloga do CTT, Profa. Érica Melo, foi trabalhar as questões que envolvem autoconhecimento dos alunos.
“Nossa ideia foi incentivar os alunos a lerem obras que não costumam, promover reflexões para autoconhecimento e promover conexões em torno da leitura. E esse encontro com alunos de Floriano é um momento de fortalecer a construção conjunta de ações”, avalia Érica Melo, uma das coordenadoras do Clube de Leitura ao lado da Profa. de Língua Portuguesa, Elisabeth Gonçalves.
Profa. de Língua Portuguesa, Elisabeth Gonçalves
“No Clube do Livro, trabalhamos questões como prática da leitura, a leitura que leva à produção de textos para que nossos alunos desenvolvam mais o hábito de ler até para que possam se afastar um pouco das redes sociais.”, explica a Profa, que divide a coordenação ainda com a dentista CTT, Lívia Teixeira, que encontra padrinhos e madrinhas para que seja possível doar obras aos alunos.
Estudante Clara, egressa do CTT
A estudante Clara, egressa do CTT, participou do Clube do Livro e hoje atua como colaboradora nas ações de divulgação da iniciativa dentro da escola. “Eu era muito tímida, tinha muitas ideias e não conseguia colocar em prática, e me tornei uma pessoa muito ativa no envolvimento com as ações do projeto. Existe uma Clara antes e outra depois do Clube do Livro”, explica.
LPT 15 anos - Prestes a completar 15 anos de existência no proximo dia 18 de junho, o Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção de Textos (LPT) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI) é um espaço destinado à pesquisa e à extensão, que busca aprimorar habilidades de leitura e escrita para estudantes do ensino médio, técnico, bolsistas de iniciação científica e professores.
O Laboratório se destaca por oferecer inúmeras atividades como cursos online e presencial, palestras e workshops, formação continuada de professores, apoio ao desenvolvimento de habilidades acadêmicas, além de manter o Canal no YouTube (@tvRadiotec) para transmissão de programas como o “Ponto e Vírgula”e “Cultura em Minuto”.
Atualmente, o LPT conta com a colaboração de cinco professores, que gerenciam e auxiliam as atividades; 6 estudantes de graduação e 17 do ensino médio e técnico, que atuam como bolsistas e colaboradores voluntários. São mantidas 16 bolsas com fomento do CNPq, Fapepi e recursos da própria escola.
“Depois que os alunos iniciam as atividades no Laboratório, eles têm um outro olhar sobre o mundo, desenvolvem oralidade, argumentação, um senso mais crítico mais aguçado e maior consciência de classe.”, avalia o Coordenador do LPT, Ribamar Júnior. “A importância de uma iniciativa como o LPT é fazer com que o aluno, antes de tudo, se forme enquanto cidadão crítico, consciente, atuante e protagonista de sua própria história”, finaliza.
Pedro Vitor Feitosa, aluno do CTF
Pedro Vitor Feitosa, de 16 anos, aluno do CTF, participou por mais de um ano de ações do LPT desde pesquisa, extensão e gerenciamento da biblioteca. “ Foi muito rico estar envolvidos com organização, na conexão com outros alunos, aprender mais sobre escrita acadêmica e transmitir esse conhecimento ao público por meio das ações de extensão”, avalia o estudante.