Público prestigia o I Seminário de Educação Inclusiva no Cine Teatro da UFPI
Cada vez mais se reconhece a urgência de garantir que todas as pessoas tenham acesso a oportunidades reais de aprendizado, independentemente de suas particularidades. Tendo isso em vista, na manhã desta segunda-feira (9/6), o Seminário de Educação Inclusiva foi iniciado no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento faz parte da programação da 23° edição do Salão do livro do Piauí (SaLiPi) e pretende discutir a respeito da educação com o propósito de construir formas de educar mais abrangentes.
Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes
De acordo com o professor Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, debates como esse são fundamentais não apenas para as escolas, mas também para a construção de uma sociedade mais preparada para lidar com a neurodiversidade. “Esta experiência serve tanto para professores quanto para a sociedade de um modo geral para que compreendamos melhor essas questões que envolvem TDAH, altas habilidades, superdotação, TOD e todos os outros elementos que estão dentro da educação inclusiva. É um papel nosso trabalhar para incluir cada vez mais”, informou.
Professor Cleber Fabiano da Silva
A palestra de abertura teve a temática “Contextos inclusivos na literatura para as infâncias” e foi ministrada pelo professor Cleber Fabiano da Silva, diretor da FATUM Educação e Editora. Para ele, a literatura é uma poderosa ferramenta no processo de educar e incluir. "O objetivo da minha fala é buscar obras literárias que tratem da inclusão, tendo como protagonista uma criança, jovem ou adulto que tenha autonomia e capacidade de, por conta própria, ser e estar no mundo em que vivemos.” declarou.
Após isso, Laura Nascimento, auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), palestrou a respeito dos direitos da pessoa com deficiência. O evento segue gratuito e aberto ao público até a quinta-feira (12/6), com conferências, mesas-redondas e bate-papos com especialistas de diversas regiões brasileiras, debatendo a respeito da neurodiversidade, genética, adaptação das escolas, os obstáculos enfrentados no atual cenário e a construção de uma educação inclusiva.
Acesse a programação completa aqui.