Visita oportunizou contato com pesquisa científica
No dia 4 de junho, estudantes do ensino médio da Unidade Escolar Djalma Nunes realizaram uma visita ao Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (CAFS/UFPI), em Floriano, acompanhados por professores e gestores da escola. Ao todo foram 62 jovens que tiveram a oportunidade de conhecer melhor a estrutura acadêmica do CAFS. A recepção foi organizada com dedicação pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, que planejaram e conduziram as atividades com os visitantes.
Ao longo da programação, os discentes conheceram dois importantes espaços de ensino e pesquisa: o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação do Campo (LABECAMPO) e a Coleção de História Natural da UFPI (CHNUFPI), vivenciando momentos de aprendizado e aproximação com o ambiente universitário. No Laboratório, os alunos participaram de atividades práticas conduzidas pelos bolsistas do PIBID. Realizaram experimentos de microscopia, observando tecidos vegetais e células sanguíneas humanas, além de aprenderem sobre o processo de fotossíntese por meio da observação da planta aquática Elodea e sobre a osmose.
Momento de integração e vivência acadêmica para estudantes
Já na área de Química, eles puderam realizar um experimento conhecido como "camaleão químico", que encanta pela mudança de cores. Durante a atividade, os estudantes observaram alterações em uma solução causadas por reações químicas entre permanganato de potássio, hidróxido de sódio e açúcar. A mistura provoca uma reação de oxirredução que modifica a cor da solução. A experiência, além de visualmente impactante, despertou o interesse dos alunos pelas transformações químicas e pela ciência de forma geral.
Ao decorrer da visita à CHNUFPI, os discentes tiveram a oportunidade de aprender sobre a diversidade biológica, os processos evolutivos das espécies e refletir sobre a origem da vida na Terra. Durante a atividade, o professor Júlio Fernando Vilela, curador da coleção, apresentou parte do acervo científico, enriquecendo o aprendizado dos alunos. Os monitores conduziram a exposição da coleção, proporcionando uma abordagem acessível e dinâmica dos conteúdos. A experiência integrou teoria e prática, despertando o interesse dos jovens pela ciência e ampliando sua compreensão sobre o mundo natural.
De acordo com o professor Marcones Ferreira, coordenador da LEDOC/CAFS, os bolsistas do PIBID foram responsáveis por todo o planejamento e execução das atividades, sob orientação da professora coordenadora de área Maria do Carmo Gomes Lustosa (LEDOC/CAFS). Para ele, a experiência é de grande importância no processo de formação. “Essa vivência é extremamente significativa, pois permite que os bolsistas do PIBID coloquem em prática os conhecimentos adquiridos na Universidade”, declarou.
O professor destacou ainda que receber alunos do ensino médio aproxima a Universidade da comunidade, despertando o interesse pela ciência e pelo ensino superior. “O mais significativo foi o envolvimento ativo dos alunos nas atividades práticas. Eles se mostraram curiosos, participativos e entusiasmados com os experimentos”, avaliou.
Integrando tanto ensinamentos teóricos como práticos, a atividade foi enriquecedora para os alunos da educação básica e fortaleceu o interesse dos jovens pela ciência, além de auxiliar na formação dos futuros professores envolvidos no PIBID. O evento contou com a orientação dos professores Marcones Ferreira, coordenador da LEDOC/CAFS, e Maria do Carmo Gomes Lustosa, coordenadora de área do PIBID/LEDOC/CAFS.