Muito se discute sobre a forma como o profissional da comunicação lida com a ética, bem como qual o seu contributo para a preservação da memória histórica de seus conterrâneos e, porque não, de seu país. Nesse contexto, a mesa temática dois do II Encontro Nordeste de História da Mídia trará professores renomados na área para enriquecer o debate em torno do tema: Ética nos Meios de Comunicação e as consequências para a Memória Histórica.
O ciclo de debates acontecerá no segundo dia de evento e contará com a participação da professora Drª. Maria Berenice Machado, professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A docente possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda (UFRGS, 1991) e Doutorado em Comunicação Social (PUCRS, 2004). Ministra as disciplinas Propaganda Política, Planejamento da Comunicação Publicitária, Comunicação Integrada de Marketing, Teoria e História da Publicidade e Propaganda em cursos de graduação e na pós-graduação.
Maria Berenice Machado desenvolve pesquisas e tem publicações vinculadas aos campos da Comunicação, da Política e da História. É organizadora do livro Publicidade e Propaganda: 200 anos de história no Brasil (2009). Atualmente preside a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia Alcar e integra o Comitê Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade ABP2.
Além da professora Drª. Maria Berenice Machado, também compõem a mesa o professor Dr. Manuel Parés i Maicas (UAB- Barcelona), o professor Dr. Paulo Fernando de Carvalho Lopes (UFPI) e a mediação que será realizada pela professora Drª. Ana Regina Rêgo (UFPI).