Realização do evento no Polo de Castelo do Piauí
Seguindo com a programação da XVIII edição do Seminário interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR) e da I edição do Seminário Intercultural do PARFOR EQUIDADAE/UFPI (I INTERPARFOR), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou nos dias 22, 23 e 24 de maio, os eventos nos Polos de Castelo do Piauí, Luzilândia e Batalha, respectivamente.
Realização do evento no Polo de Luzilândia
Com o tema “Diálogos interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”, os eventos visam a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados nas pesquisas e práticas interculturais/interdisciplinares desenvolvidas nos cursos do PARFOR/PARFOR EQUIDADE da UFPI.
Realização do evento no Polo de Batalha
Apesar de não poderem estar presentes nos Seminários, devido à participação no Encontro Nacional do PARFOR, realizado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília, entre os dias 21 e 23 de maio, as Coordenadoras do PARFOR/UFPI e do PARFOR EQUIDADE/UFPI, Profa. Glória Ferro e Profa. Lucineide Morais, parabenizaram todos os envolvidos e ressaltaram a alegria pelo sucesso na realização dos eventos.
Eventos reuniram cursistas, professores e comunidade
Falando em nome da Coordenação do PARFOR/UFPI, a Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras-Libras, ressaltou a importância do momento para a formação dos cursistas. “O SIMPARFOR e o INTERPARFOR visam proporcionar aos cursistas a vivência acadêmica desde o início da graduação. Portanto, aproveitem bastante esse momento, que representa uma oportunidade de troca de conhecimentos, pois vocês poderão assistir outros trabalhos, ouvir outros colegas e professores também. Esse momento de compartilhamento do que vocês construíram ao longo do semestre é extremamente importante para construir cada um de vocês enquanto profissionais”.
Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras-Libras
O Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, destacou a satisfação pela realização do I INTERPARFOR, juntamente com a XVIII edição do SIMPARFOR. O Polo oferta os cursos de Educação Física, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia pelo PARFOR de vanguarda, e Educação Escolar Quilombola pelo PARFOR EQUIDADE. “Nós estamos muito felizes em recebê-los no nosso Polo e este é um momento muito aguardado por todos nós, pois representa a culminância do trabalho desenvolvido ao longo do semestre, com a teoria vista em sala de aula e as atividades de extensão desenvolvidas nas escolas. Por isso, os eventos são tão importantes para a formação dos nossos cursistas”, afirmou.
Prof. Milton Pereira, Coordenador do Polo de Batalha
Parabenizado os cursistas pelo empenho e dedicação na realização dos trabalhos, a professora formadora Aliny Cardoso, que ministrou a disciplina de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na turma de Letras Português, do Polo de Castelo do Piauí, enfatizou que: “mais uma orientação de pesquisa concluída e as apresentações dos trabalhos foram finalizadas com muito êxito e sensação de dever cumprido. Muito orgulho”.
Profa. Aliny Cardoso (primeira da direita para esquerda), cursistas e demais professores formadores
Em sua quarta edição de SIMPARFOR, a cursista de Educação Física, do Polo de Luzilândia, Ivanária Silva, afirma que a cada semestre o evento só melhora. “Para mim, esta edição foi ainda melhor que a anterior, tanto pela organização, como pela experiência que vamos adquirindo a cada período. Além disso, meu grupo trabalhou uma temática muito importante, que salva vidas, que é a questão dos primeiros socorros. Nós realizamos uma capacitação em uma escola do município, que envolveu toda a comunidade escolar”, explicou.
Ivanária Silva (primeira da esquerda para direita) e colegas durante apresentação
Os eventos contaram com a participação de autoridades municipais e lideranças quilombolas. Em Luzilândia, a Secretária de Educação de Luzilândia, Laiana Fenelon, reiterou o apoio ao Programa e relatou os avanços que a Educação do município já conquistou após a implantação do PARFOR. “Nós somos muito felizes por termos o PARFOR em nossa cidade. A educação realmente transforma, e eu posso afirmar com muita alegria que essa transformação já tem resultados, pois a educação municipal tem crescido graças ao trabalho de vocês, professores. Nosso agradecimento a todos e vamos continuar juntos, firmes e de mão dadas para continuar transformando vidas por meio da educação”.
Prof. Fábio Soares (Coord. do Curso de Educação Física), Profa. Maria Lemos (Coord. do Curso de Pedagogia), Profa. Ana Valéria Fortes (Coord. do Curso de Educação Especial Inclusiva), Profa. Estefania Abreu (Coord. do Polo de Luzilândia), Profa. Maraisa Lopes e Profa. Laiana Fenelon
Dentre as lideranças quilombolas que participaram, estão: o Sr. Lucimar Pereira da Silva, da Comunidade Quilombola Carnaúba Amarela, município de Batalha; Sr. Elzo da Silva Carvalho, da Comunidade Quilombola Estreito, município de Batalha; José Carlos Pereira da Silva, da Comunidade Quilombola Manga/lús, município de Batalha; Sr. Francisco José Lopes, da Comunidade Quilombola Lagoa da Serra, Município de Batalha; Sr. Antônio Souza Silva - Representante da Comunidade Quilombola Olho D'água dos Negros, município de Esperantina; e Sra. Tereza Duarte, da Comunidade Quilombola Curralinhos, município de Esperantina.
Lideranças quilombolas acompanharam apresentações dos trabalhos dos cursistas em Batalha
José Carlos Pereira da Silva, da Comunidade Quilombola Manga/lús e cursista de Educação Escolar Quilombola do Polo de Batalha, avaliou a experiência. “Está sendo uma oportunidade incrível fazer parte da primeira turma desse curso que entrará para a história. A Universidade está de parabéns por nos proporcionar esse curso aqui em Batalha, que atende não só o nosso território e município, mas também o território dos Cocais, nos trará inúmeros benefícios e conhecimentos”.
Grupo de José Carlos com professores formadores após apresentação
Acesse o site: parforufpi.com.br para mais informações.
Confira o vídeo e mais fotos dos eventos:
Turma de Geografia - Polo de Castelo do Piauí
Turma de Geografia - Polo de Castelo do Piauí
Turma de Pedagogia - Polo de Castelo do Piauí
Turma de Letras Português - Polo de Castelo do Piauí
Turma de Pedagogia - Polo de Castelo do Piauí
Turma de Educação Especial Inclusiva - Polo de Luzilândia
Turma de Pedagogia - Polo de Luzilândia
Turma de Educação Física - Polo de Luzilândia
Turma de Educação Especial Inclusiva - Polo de Luzilândia
Turma de Pedagogia - Polo de Luzilândia
Realização do evento no Polo de Batalha
Realização do evento no Polo de Batalha
Turma de Letras-Libras - Polo de Batalha
Turma de Pedagogia - Polo de Batalha
Turma de Letras Português - Polo de Batalha
Confira o cronograma de realização dos eventos:
SIMPARFOR:
Floriano (08/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo;
Currais-Sede (10/05/2025) - Programação;
Castelo do Piauí (22/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo;
Luzilândia (23/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo;
Batalha (24/05/2025) - Programação Transmissão ao vivo;
Teresina (29/05/2025) - Programação;
Miguel Alves (30/05/2025) - Programação;
Pedro II e Piripiri (Lagoa de São Francisco/Comunidade Nazaré: 31/05/2025) - Programação.
INTERPARFOR:
Floriano e Picos (realização Polo de Floriano - 08/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo;
Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí (realização Polo de Baixa Grande do Ribeiro - 09/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo;
Currais/sede (10/05/2025) - Programação;
Currais/Laranjeiras (10/05/2025) - Programação;
Isaías Coelho e Paulistana (realização Polo de Paulistana/Barro Vermelho - 15/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo;
São João do Piauí e São Raimundo Nonato (realização Polo de São Raimundo Nonato/Quilombo Lagoa da Caraíba - 16/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo - Abertura I Roda de Diálogo;
Luzilândia (23/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo;
Batalha (24/05/2025) - Programação I Transmissão ao vivo;
Teresina (29/05/2025) - Programação;
Pedro II e Piripiri (Lagoa de São Francisco/Comunidade Nazaré - 31/05/2025) - Programação.