UFPI é sede do VI Encontro da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras públicas

Evento ocorreu no Auditório Salomé Cabral (CCE/UFPI)

Com o objetivo de refletir sobre a projeção de figuras públicas nas mídias sociais digitais e o cenário político-eleitoral contemporâneo, o Departamento de Comunicação Social e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação realizaram, na última quarta (21) e quinta-feira (23), no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), o VI Encontro da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas.

Durante os dois dias de evento, com uma programação diversificada, a comunidade acadêmica debateu o impacto social dos influenciadores digitais, por meio de análises das performances midiáticas dessas figuras.

Mesa de discussão

O encontro evidenciou uma realidade emergente no campo da comunicação: o crescente entrelaçamento entre política e entretenimento. Enquanto políticos adotam estratégias de marketing para conquistar eleitores, celebridades utilizam sua fama para ingressar na política, muitas vezes promovendo discursos extremistas. Diante desse cenário, pesquisadores de todas as regiões do Brasil apresentaram estudos que analisam essas lideranças contemporâneas, suas disputas ideológicas na mídia e sua influência no debate público nacional.

Dôuglas Ferreira, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destacou a importância de se analisar a atuação dos influenciadores digitais:

“Os influenciadores são a síntese do nosso momento histórico. Por isso, quando olhamos para a performance deles, estamos olhando para a sociedade também. Eles são o reflexo do que valorizamos e do que esperamos das pessoas”, comentou o jornalista.

Para os estudantes de Jornalismo da UFPI, o evento representou uma oportunidade valiosa de aproximação com o universo da pesquisa acadêmica em Comunicação. Ao acompanharem debates teóricos e análises aprofundadas sobre figuras públicas e influenciadores digitais, os alunos ampliaram seus horizontes e desenvolveram um olhar mais crítico sobre temas que, muitas vezes, fazem parte do seu cotidiano profissional. A experiência reforçou a importância da formação reflexiva e intelectual no exercício do jornalismo contemporâneo.

“Foi inspirador ver como a pesquisa acadêmica pode nos ajudar a compreender melhor o mundo em que vivemos e, principalmente, o papel que desempenhamos como futuros jornalistas,” afirmou a aluna de graduação de jornalismo, Kauwany Araújo.

A professora Lívia Barroso, organizadora do evento, destacou que o Encontro da Rede fortaleceu o diálogo acadêmico e ampliou o acesso ao conhecimento sobre as relações entre mídia, política e sociedade.

“A comunicação não é apenas o batente, o trabalho que os jornalistas enfrentam todos os dias. Há também muita gente pensando por trás, refletindo e produzindo ideias muito interessantes” disse, em uma mensagem inspiradora aos estudantes de jornalismo.

O VI Encontro da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI.

Confira mais fotos: