Dispositivo de honra do "Diálogos em Rede: 1º Encontro da Auditoria do HU-UFPI"
Na manhã desta sexta-feira, 23 de maio, foi realizado no auditório do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) o evento "Diálogos em Rede: 1º Encontro da Auditoria do HU-UFPI". Com o objetivo de promover o compartilhamento de experiências voltadas à integridade e transparência na gestão hospitalar, o encontro aconteceu em formato híbrido e teve como público-alvo colaboradores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), servidores sob o Regime Jurídico Único (RJU) e demais gestores da instituição.
Dividido em três módulos principais, o evento abordou, por meio de palestras, os seguintes temas: auditoria interna, ouvidoria, transparência e correição; cultura ética, sistemas de integridade e confiança no setor público; e a relevância da auditoria para políticas públicas de saúde e gestão de riscos.
Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura
Representando a administração superior da UFPI, o vice-reitor Edmilson Moura esteve presente e destacou o papel estratégico dos auditores na gestão pública do HU e da Universidade. "O auditor está presente para orientar e auxiliar o gestor a acertar. Uma boa gestão necessita, sim, de um olhar externo, mais técnico, capaz de sinalizar os ajustes necessários para seguirmos avançando, acelerando nossos passos em direção a um melhor desempenho. Temos um público a atender que depende da qualidade dos nossos serviços", afirmou o vice-reitor, ressaltando ainda o comprometimento institucional com a busca por melhores resultados.
Superintendente do HU-UFPI, André Gonçalves
O superintendente do HU-UFPI, André Gonçalves, também enfatizou a importância da auditoria interna como aliada na administração dos recursos públicos. "Temos uma grande responsabilidade enquanto hospital universitário, tanto na formação da próxima geração de profissionais da saúde quanto na oferta de um atendimento de qualidade à população. Ter consciência dessa responsabilidade e promover o diálogo entre gestores e auditores é essencial. Se esse diálogo não existir, a possibilidade de falhas aumenta. A cultura de auditorias internas e da busca por boas práticas nos ajuda a cumprir a missão que assumimos com a sociedade", concluiu o superintendente.
Superintendente do HU-UFPI, Acácio Salvador
Para o gerente administrativo do HU-UFPI, Acácio Salvador, o encontro representa um instrumento estratégico de controle e avaliação dos serviços prestados. "Este evento reforça nosso compromisso com a ética, a responsabilidade e a melhoria contínua dos processos de gestão e da assistência em saúde. É uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências, fortalecer as práticas de auditoria e construir soluções para os desafios cotidianos da gestão hospitalar", destacou.
No dispositivo de honra prestigiando o encontro estiveram presentes: o vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura; o superintendente do HU-UFPI, André Gonçalves; o gerente administrativo do HU-UFPI, Acácio Salvador; o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI, Avelar Alves; o auditor geral da Ebserh, Marcos Vinícius de Azevedo; e Luana Campelo, representando o superintendente da Controladoria Regional da União do Estado do Piauí (CGU).