Coordenadora do PPG em Antropologia, professora Carmen Lima
O artigo “Care narratives: Babassu breakers and mother palm trees”, de coautoria de Adriana Ressiore (Wageningen University, Países Baixos), da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Carmen Lúcia Silva Lima e de Esther Turnhout (Twente University), foi um dos vencedores do Prêmio Geoforum de Melhor Artigo de 2024, concedido pela prestigiada revista científica Geoforum.
A pesquisa premiada é fruto de uma colaboração internacional e institucional, com destaque para a parceria entre a Universidade Federal do Piauí e o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). Em 2023, Adriana Ressiore esteve vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGANT/UFPI), onde desenvolveu parte do trabalho de campo, acolhida por uma missão de estudos.
Para a professora Carmen Lima, coordenadora do PPGANT, a conquista representa o fortalecimento da internacionalização do Programa e da Universidade. “Essa premiação nos enche de orgulho porque reconhece uma produção científica comprometida com os saberes tradicionais e com as lutas de mulheres que resistem historicamente ao apagamento de seus modos de vida”, afirma.
O artigo premiado traz uma abordagem interdisciplinar que articula antropologia, geografia humana, epistemologias feministas e estudos socioambientais, com foco nas narrativas de cuidado das quebradeiras de coco e na simbologia das “mães palmeiras”.
O trabalho foi realizado com o apoio do projeto GEOS — Global Epistemologies and Ontologies, financiado pela agência holandesa NWO Vidi e coordenado por David Ludwig. Como fruto dessa iniciativa, está em produção o livro “As narrativas e memórias do cuidado: as quebradeiras de coco babaçu e as mães palmeiras”, nas versões e-book e impressa, desenvolvido com e para as quebradeiras de coco como forma de reconhecimento e retorno às comunidades envolvidas na pesquisa.
“É fundamental que a produção acadêmica retorne aos territórios e pessoas que tornam a pesquisa possível. Esse livro é uma forma concreta de valorização dos saberes partilhados ao longo do processo”, ressalta Carmem Lima.
Por último, a professora Carmen Lima frisa que com a premiação, Adriana Ressiore poderá retornar ao Brasil para realizar a entrega presencial do livro ao MIQCB e aprofundar os diálogos com as mulheres envolvidas, fortalecendo ainda mais os laços entre universidade, comunidade e compromisso científico.
Confira a lista de pesquisas premiadas.
Acesse o artigo premiado.