II Encontro de Violões da UFPI reúne músicos e estudantes em três dias de concertos gratuitos

Abertura do II Encontro de Violões da UFPI

Teve início, na noite da quarta-feira (21), o II Encontro de Violões da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promovido pelo Sonora – Núcleo de Estudos sobre Ensino, Formação e Práticas Musicais. O evento, sediado no Auditório do Curso de Música, no Centro de Ciências da Educação (CCE), segue até sexta-feira (23), com uma programação recheada de concertos gratuitos.

Performance da soprano Gislene Danielle

A proposta do encontro é criar um espaço de intercâmbio entre violinistas, estudantes e entusiastas do instrumento, promovendo apresentações, debates e momentos de troca entre os participantes. A noite de abertura contou com apresentações da Camerata de Violões da UFPI e do renomado violonista Orlando Fraga. Em seguida, o palco recebeu o recital solo de Renan Simões. Vale mencionar ainda a participação da soprano Gislene Danielle.

Coordenador do evento, o professor do curso de Música, Edson Figueiredo

O coordenador do evento e professor da UFPI, Edson Figueiredo, falou com entusiasmo sobre esta segunda edição. “Ano passado já tivemos um ótimo público e, este ano, esperamos algo ainda maior. Queremos aproximar a comunidade da Universidade e mostrar a força do movimento artístico que temos aqui. Conseguimos trazer convidados maravilhosos de várias partes do Brasil, então estamos com uma expectativa muito boa”, afirmou.

Violonista Orlando Fraga

Um dos destaques da noite, o violonista Orlando Fraga – doutor em performance musical pela Eastman School of Music (EUA) – comentou sobre a experiência de tocar com a Camerata. “O professor Edson Figueiredo me deu total liberdade para escolher o repertório, e foi uma surpresa perceber como ele acabou se conectando em torno de um tema: o amor. Tive pouco tempo para ensaiar com a orquestra, mas fiquei impressionado com o crescimento do grupo durante o concerto. Foi uma experiência intensa e muito emocionante”, revelou.

Evento marca retorno aos palcos de Renan Simões

O evento também marcou o retorno aos palcos de Renan Simões, doutor e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após uma década sem apresentações solo presenciais, ele celebrou o momento. “É um retorno especial. Meu último recital solo foi durante a pandemia, mas este ano já fiz dois, celebrando os 10 anos do CD ‘Capixaba’. Tocar para um público tão receptivo, formado por músicos e amantes do violão, torna tudo ainda mais significativo”, destacou.

Público pode apreciar atrações culturais no Auditório do Curso de Música

A programação do II Encontro de Violões da UFPI segue até sexta-feira (23), sempre com entrada gratuita, proporcionando ao público a oportunidade de apreciar grandes nomes da música instrumental em apresentações que evidenciam a força do ensino e da prática musical dentro da Universidade.

Confira a programação completa.