Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no CCHL/UFPI
O Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL/UFPI) promove, até o dia 22 de maio, uma ação social voltada à emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A iniciativa, destinada à comunidade acadêmica e ao público externo, é fruto de uma parceria com o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) representa um avanço significativo para a população. Diferentemente do modelo anterior, de caráter estadual, a CIN possui validade em todo o território nacional e reúne, em um único documento, informações essenciais como o número do Cartão do SUS, dados biométricos e outros registros civis, como o título de eleitor.
Além de facilitar a vida do cidadão, o novo documento oferece maior segurança e está integrado a um conjunto de serviços digitais do Governo Federal e do Governo Estadual, como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o acesso a políticas públicas voltadas à inclusão e à acessibilidade. Uma das principais inovações em termos de segurança é a adoção do CPF como número único de identificação, em substituição ao antigo número de RG. Essa padronização nacional contribui para a prevenção de fraudes e torna o processo de identificação mais seguro e confiável.
Diretor do CCHL/UFPI, Vitor Sandes
Segundo o professor Vitor Sandes, diretor do CCHL, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas no Centro em parceria com outros órgãos, com o objetivo de aproximar a Universidade da sociedade e ampliar o acesso a serviços públicos essenciais. "Essa ação não se limita a professores, técnicos e alunos; ela também é direcionada à população em geral. O CCHL é um espaço de grande circulação, devido aos eventos e projetos de extensão realizados aqui, o que torna o local ideal para oferecer esse serviço. Esta é apenas uma das várias ações realizadas pelo Centro, e já estamos planejando novas iniciativas para os próximos meses", destaca.
Silvane, servidora da Secretaria de Segurança Pública responsável pela emissão dos documentos, enfatiza a importância da carteira digital, destacando a praticidade que ela oferece.
“Trabalho com a emissão de documentos há dez anos e, nos últimos dois, venho incluindo a carteira digital. Esse serviço é essencial e foi desenvolvido para facilitar o acesso da população a um documento tão necessário, reunindo, em um único item, diversos dados importantes", completou.
Com o objetivo de garantir amplo acesso ao serviço, a ação foi planejada para ocorrer ao longo de três dias, de 20 a 22 de maio, abrangendo todos os turnos: das 9h às 12h e das 15h às 19h. A proposta é atender tanto aqueles que estudam ou trabalham em horários variados quanto aqueles que frequentam o centro no período da tarde e noite.
Servidora do PPGED, Mirvênia de Paula
Mirvênia Paula, assistente em administração do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), esteve no local para emitir sua nova carteira de identidade e destacou a iniciativa como uma ação positiva para a Universidade. "Essa ação é muito importante para nós, da comunidade da UFPI, pois é mais difícil irmos até a Secretaria de Segurança Pública ou ao Espaço Cidadania para emitir esse documento, que é essencial. Trazer esse serviço para dentro da Universidade o torna mais acessível para quem realmente necessita", finalizou.