O Campus Picos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia, no dia 21 de maio, o curso de letramento racial, uma iniciativa inserida no projeto “Educação infantil antirracista: reconstruindo identidades e educando para as relações étnico-raciais nas escolas”. O objetivo é a formação de estudantes de licenciatura e professores da educação infantil da rede municipal de Picos.
De acordo com o professor Romildo de Castro Araújo, coordenador do curso e docente do curso de Pedagogia do Campus de Picos, o letramento racial é fundamental para a construção de uma consciência crítica sobre o racismo em nossa sociedade.
“O letramento racial é um processo educativo que desenvolve a capacidade de reconhecer e identificar práticas racistas na cultura e na vida cotidiana. Essa formação é essencial para que possamos desconstruir padrões e comportamentos naturalizados pelo sistema opressor do racismo”, explica Romildo.
O curso propõe uma abordagem que ultrapassa o simples reconhecimento do problema, incentivando uma reflexão política e pedagógica para que os participantes possam se posicionar contra o racismo estrutural. “No Brasil, historicamente, o racismo foi silenciado e omitido do debate público. A educação antirracista visa justamente resgatar essa discussão para que possamos entender o racismo como parte da estrutura social e combatê-lo de forma efetiva”, acrescenta o professor.
Durante a infância, as crianças começam a perceber as diferenças e semelhanças no meio em que vivem, construindo sua identidade a partir desses elementos. O curso busca instrumentalizar educadores para que, por meio de recursos afetivos e sociais adequados, esse processo seja positivo e contribua para a formação de uma consciência mais humana e inclusiva.
O Campus Picos da UFPI reforça seu compromisso com a promoção da equidade racial e a formação de profissionais capacitados para atuar em contextos educacionais diversos. “Nosso campus está empenhado em ser um espaço de resistência e transformação social, fomentando ações que promovam justiça racial e inclusão”, destaca Romildo.
Esta ação faz parte de uma série de atividades do projeto, que seguirá desenvolvendo momentos formativos voltados para a compreensão e implementação da educação antirracista na rede municipal e universitária de Picos.
Programação do Curso de formação Educação Antirracista Módulo 1
Tema: Letramento racial: formação de professores(as) para as relações étnico-raciais nas escolas.
Local: Aud. Severo Eulálio (antigo)
Dia: 21.05.2025
16h Credenciamento
17:30 h - Atividades culturais:
Exibição de documentários sobre ERER
Peça de Teatro
Músicas
18:00h-Mesa de abertura
18:30h- Mesa Redonda:
Letramento racial: formação de professores(as) para as relações étnico-raciais nas escolas;
Debatedores(as):
Profa. Ms. Isabel Cristina de Aguiar Orquiz - UFPI - CSHNB
Prof. Me. André Ferreira Bezerra- SEDUC-GRE
Mediação: Alane Menezes – Graduando de pedagogia
20:30h- Relato de experiência e lançamento da Cartilha Pedagógico Educação Antirracista
Palestrante: Prof. Dra. Maria da Conceição Rodrigues Martins - UFPI-CSHNB
Mediação: Gabriely Rocha
22h – Encerramento