UFPI sedia Seminário “Cultura nas Capitais” no dia 28 de maio

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) será palco, no dia 28 de maio, da apresentação dos dados inéditos da pesquisa Cultura nas Capitais, iniciativa da JLeiva Cultura & Esporte que mapeou os hábitos culturais da população nas 27 capitais brasileiras. O evento será realizado no Auditório Salomé Cabral, no campus da UFPI, a partir das 13h30, com entrada gratuita e certificação para os participantes.

O levantamento, que envolveu 19,5 mil entrevistas presenciais em todo o país – sendo 600 delas em Teresina – traz um panorama detalhado sobre o consumo e o acesso à cultura em diferentes territórios. Em Teresina, os dados revelam as preferências culturais da população, além de apontar os principais desafios para o acesso democrático às atividades artísticas.

A programação será dividida em duas mesas temáticas. A primeira, intitulada "Acesso à cultura nas capitais: Desigualdade e diversidade", contará com a participação de Abiel Bonfim (Fundação Cultural Monsenhor Chaves) e do maestro e professor da UFPI, Cássio Martins. Já a segunda mesa, "Hábitos culturais em Teresina: Música, espaços e eventos", reunirá nomes expressivos da cena local: Luis Carlos Vale (Festival de Circo do Piauí), Bid Lima (atriz, arte-educadora e produtora) e Mestre Dim (santeiro).

As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio do site oficial da pesquisa. As vagas são limitadas e sujeitas à lotação do auditório.

O projeto Cultura nas Capitais tem patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com apoio da Fundação Itaú. Ao longo de 2025, os resultados serão apresentados em seminários realizados em todas as capitais do país.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site.

Acesse também o instagram @culturanascapitais.

Confira a programação completa.