UFPI se destaca no CNPq com 39 bolsistas de produtividade contemplados — mais que o dobro da chamada anterior

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) obteve destaque na Chamada CNPq Nº 18/2024 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), com a aprovação de 39 pesquisadores, o número representa mais que o dobro da chamada anterior. A iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem como objetivo selecionar projetos de pesquisa que sigam rigor e método científico, além de incentivar a produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade no país, valorizando pesquisadores com atuação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento.

Os pesquisadores da UFPI foram contemplados em duas das três linhas de fomento previstas no edital. A primeira delas é a Linha 1 – Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), voltada ao reconhecimento de pesquisadores com trajetória relevante na produção tecnológica e em atividades de extensão com impacto social. A segunda é a Linha 2 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), destinada a incentivar e valorizar a produção científica de excelência.

São 21 novos bolsistas, sendo que 9 desses já haviam conquistado bolsas em editais internos da Universidade. Para o professor Rodrigo Veras, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, esse dado comprova a importância dos programas de fomento à pesquisa da UFPI para o fortalecimento da qualificação dos docentes, bem como o reconhecimento junto às agências nacionais, como o CNPq. “Os editais de bolsa produtividade e desenvolvimento tecnológico da UFPI estão, de fato, cumprindo seu objetivo de preparar e projetar nossos pesquisadores”, pontuou.

Além dos novos contemplados, a chamada também representou avanços para aqueles que já integravam o sistema de bolsas de produtividade. Dos 18 docentes da UFPI que tiveram suas bolsas renovadas, três conseguiram conquistar a progressão de nível, o que mostra o reconhecimento do CNPq pela qualidade e impacto de suas pesquisas ao longo dos anos. Segundo o pró-reitor, o desempenho dos pesquisadores da instituição na seleção reflete tanto o mérito individual de cada um, como também o esforço coletivo. “Este resultado expressivo reflete o compromisso e a dedicação de toda a comunidade científica da UFPI, o apoio institucional da Administração Superior e o trabalho contínuo da PROPESQI em fomentar e dar visibilidade à produção científica e tecnológica da Universidade”, frisou.

A professora Elaine Martins da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias do Campus de Bom Jesus, foi uma das docentes que recebeu a bolsa. Contemplado na linha PQ, o projeto beneficiado se chama “Potencial biotecnológico de bactérias associadas à palma forrageira em região semiárida”. A meta principal é selecionar bactérias que possam aumentar a tolerância da cultura ao déficit hídrico e melhorar a sua nutrição, o crescimento e produtividade na região semiárida. Segundo ela, reconhecer o trabalho é essencial para incentivar a continuidade dos projetos. “Esse reconhecimento contribui diretamente para o fortalecimento da pesquisa científica, da inovação tecnológica e da formação de recursos humanos de excelência na nossa instituição. Agradeço sinceramente a todos que colaboraram, direta ou indiretamente, para essa realização, em especial ao meu grupo de pesquisa em Microbiologia do Solo (MicroSoil), cuja dedicação foi fundamental para esse resultado”, declarou.

A docente foi bolsista de produtividade da UFPI entre os anos de 2022 a 2024. Para ela, a medida tem grande relevância para o fortalecimento da pesquisa na Instituição. “Considero esse programa uma iniciativa extremamente importante, pois representa um incentivo significativo para impulsionar nossas pesquisas. Além de contribuir diretamente para a melhoria dos conceitos dos Programas de Pós-Graduação aos quais estamos vinculados, ele também nos prepara para sermos mais competitivos em editais nacionais, como o da bolsa de produtividade do CNPq, objetivo almejado por muitos pesquisadores”, concluiu.

Confira a lista de pesquisadores contemplados.