ASSINTER/UFPI realiza workshop com a Polícia Federal sobre procedimentos para residência a estrangeiros no Brasil

work1

Com foco no fortalecimento da internacionalização da Universidade Federal do Piauí, a Assessoria Internacional promoveu o workshop “Autorização e registro de residência para estrangeiros no Brasil: abordagem teórica e prática”, com o agente da Polícia Federal Eduardo Mesquita. O expositor tratou sobre migração, hipóteses de autorização de residência - amparos, autorização de residência concedida pela Polícia Federal, etapas para autorização e registro de residência, e autorização de residência para fins laborais e de investimentos, além de apresentar a legislação aplicada e sites para pesquisas. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), no Auditório da Pós-graduação do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

A assessora internacional da UFPI, Edna Joazeiro, destacou a importância de construir coletivamente uma política de internacionalização que acolha e facilite a vida de estudantes e pesquisadores (as) estrangeiros (as). Segundo ela, é essencial que todas as pessoas na Universidade compartilhem um entendimento comum sobre os desafios da mobilidade internacional, promovendo ações que tornem os processos mais acessíveis, acolhedores e seguros. “A presença de parceiros institucionais, como a Polícia Federal, reforça o compromisso de criar uma Universidade aberta e integrada ao mundo. Esse é o momento de unir as pessoas, trazer as instituições que trabalham conosco e também tornar visível o nosso trabalho, mostrar que, juntos, podemos construir um mundo melhor, com mais circulação e com mais segurança e confiança.”

work2

Assessora internacional da UFPI, Edna Joazeiro

Para Eduardo Mesquita, o workshop também é relevante para a Polícia Federal, porque é uma oportunidade de  esclarecer dúvidas constantes das pessoas que procuram a PF. “Quanto melhor e mais instruído tiver o solicitante, seja ele o próprio estrangeiro ou empregador, alguém que possui vínculo de trabalho com ele, para fazer a solicitação, com certeza, é bem melhor. Vai ser um trabalho mais rápido e mais prático. Também o nosso público estará mais informado e conhecendo melhor o nosso trabalho e a importância dele”. 

work3

Agente da Polícia Federal, Eduardo Mesquita

Participaram do workshop, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras; pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação, Carlos Sait; superintendente de Recursos Humanos em exercício, William Alves Leite; coordenador de Administração Acadêmica Complementar, Edivan Carvalho; coordenadora de de Programas Stricto Sensu em exercício, Aldeídia Oliveira; vice-diretora do CCHL, Bartira Araújo; da Superintendência de Tecnologia da Informação, Joara Araújo; da Superintendência de Comunicação Social, Graciele Barroso; da SRH, Belisário Filho; da Casa de Passagem do Migrante, Francilene Santos; e do município de Teresina, Cesia Baez, Janaíne Silva e Marleyde Silva. 

work4

Acesse aqui a apresentação.