Professor Djailson Júnior durante participação de oficina de Planejamento do Plano de Ação Nacional (PAN) Flora da Caatinga
O professor Djailson Júnior, do curso de Engenharia Florestal do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participou da Oficina de Planejamento do Plano de Ação Nacional (PAN) Flora da Caatinga, coordenado pelo Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), vinculado ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). A atividade aconteceu no período de 6 a 9 de maio, no Centro de Convivência – Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Com o objetivo de elaborar, de forma participativa ações e produtos, com duração prevista de cinco anos para a conservação de espécies da flora ameaçadas de extinção, o plano terá suas metas, ações e indicadores definidos na Oficina de Planejamento. O público-alvo da oficina de planejamento é formado por representantes do governo federal e estadual, universidades, organizações da sociedade civil e setor privado.
Ao integrar esforços com os diferentes atores da sociedade, o PAN visa enfrentar os principais vetores que afetam as espécies ameaçadas de extinção. Dessa forma com o PAN elaborado visa implementar ações para conservação e proteção da biodiversidade.
De acordo com o professor Djailson Júnior, sua atuação como docente e recentemente com a coordenação do grupo de pesquisa SilPeF – Silvicultura e Pesquisas Florestais e sua participação no grupo OCA – Observatório da Caatinga, ligado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e ao Instituto Nacional do Semiárido (INSA) reforça o compromisso da UFPI com a colaboração na formulação de estratégias voltadas à conservação ambiental, proteção da biodiversidade e valorização dos biomas.
Para mais informações sobre o PAN – Flora da Caatinga, clique aqui.