Egressa do curso de História do Campus de Picos tem projeto selecionado na Universidade de Harvard

A egressa do curso de História do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, Gutiele Gonçalves dos Santos, hoje doutoranda em História das Ciências e da Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vem construindo uma trajetória acadêmica notável, marcada por conquistas internacionais e uma pesquisa inovadora no campo da história das vacinas. Atualmente, a acadêmica egressa do CSHNB, realiza estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Pittsburgh (EUA), junto ao Center for Latin American Studies (CLAS).

Neste mês de maio de 2025, Gutiele Santos foi selecionada para participar do Workshop da Mark Claster Mamolen Dissertation, da Afro-Latin American Research Institute at the Hutchins Center for African & African American Research (ALARI), da Universidade de Harvard, que contou com selecionados de várias partes do mundo, como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Bolívia, Colômbia, México e Brasil.

Segundo Gutiele Santos sua pesquisa investiga a “história da varíola, os processos de inoculação e vacinação e a participação de africanos e indígenas na produção do conhecimento sobre a vacina antivariólica numa perspectiva transdisciplinar ao abordar temas cruciais como saúde pública, circulação de conhecimento, colonialismo e resistência negra e indígena. O estudo contribui não apenas para a historiografia da medicina, mas também para a compreensão das dinâmicas sociais e raciais no período colonial e imperial brasileiro”.

Com uma formação sólida na UFPI e agora se destacando em instituições de ponta no exterior, a exemplo da Universidade de Coimbra (Portugal), Universidad de La Rioja (Espanha) e University of Pittsburgh (EUA), Gutiele Santos é um exemplo de dedicação e potencial da pesquisa histórica produzida no Piauí. Sua trajetória inspira novos estudantes e evidencia o impacto do investimento em ciência e educação na multicampia presente na UFPI.