Professora Márcia Astrês Fernandes
A professora Márcia Astrês Fernandes, docente titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI), proferiu a conferência de abertura da Semana de Enfermagem do COREN-PI 2025, com o tema “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem”, nas cidades de Parnaíba e Piripiri. O evento reuniu mais de 500 participantes, entre estudantes e profissionais da área.
Com vasta experiência nas áreas de Saúde Mental e Saúde do Trabalhador — sendo referência no tema no estado do Piauí —, a professora destacou a importância da identificação precoce do adoecimento e do sofrimento psíquico entre os profissionais de enfermagem. Ela também apresentou estratégias essenciais para a promoção da saúde mental e do bem-estar no ambiente de trabalho.
“Os profissionais de enfermagem estão cotidianamente expostos a fatores estressores que contribuem para o desenvolvimento de diversos transtornos mentais. É importante destacar que dados divulgados em 2025 pelo Ministério da Previdência Social apontaram que o Brasil registrou o maior número de afastamentos por ansiedade e depressão dos últimos 10 anos, refletindo em impactos significativos para a economia. Portanto, a prática do autocuidado, o uso de técnicas de gerenciamento do estresse e a manutenção de ambientes laborais saudáveis são ações fundamentais para a promoção da saúde mental e do bem-estar dos trabalhadores”, afirmou.
O evento integra a programação do Mês da Enfermagem, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI), e será realizado em diversas cidades do estado, conforme o cronograma: Teresina (14 e 15), Corrente (20), Bom Jesus (21), São Raimundo Nonato (23), Picos (28) e Floriano (29). As inscrições já estão abertas.