Encontro com MCTI e COB no Salão Nobre da Reitoria da UFPI
Na tarde da quarta-feira (7/5), a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir Nogueira, recebeu em reunião a vice-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Yane Marques, e Sônia da Costa, diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (DEPTS/MCTI). O encontro, realizado no Salão Nobre da Reitoria da UFPI, teve como foco a apresentação de projetos e ações em andamento, além do fortalecimento de parcerias nas áreas de esporte, ciência, tecnologia e inclusão.
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
Para a reitora, a visita de Yane Marques foi de grande relevância. Ela destacou o reconhecimento, por parte da representante do COB, do potencial da infraestrutura da Universidade e dos projetos em desenvolvimento. “Ela viu o potencial do Complexo Esportivo e dos projetos da Universidade para revitalizá-lo. Saiu daqui como uma porta-voz para defender nossas pautas junto aos ministérios. O fato de estar vinculada ao Comitê Olímpico é extremamente relevante para nós. Acredito que ela deixou a UFPI com uma impressão muito positiva, mas, mais do que isso, com a percepção do potencial que temos e da importância de aproveitarmos essa visita e sua experiência no esporte”, enfatizou.
Yane Marques, vice-presidente do COB
Durante a visita, Yane Marques conheceu o Centro de Treinamento de Badminton da UFPI. A atleta relatou que a experiência foi enriquecedora. “Conhecer o funcionamento do Centro de Treinamento de Badminton e ter a oportunidade de dialogar com todos aqui da Universidade foi muito produtivo. Volto para casa com boas ideias e com a intenção de manter esse contato, continuar as conversas e estreitar os laços. O que o Comitê Olímpico do Brasil puder fazer por vocês aqui no Piauí será, com certeza, uma forma de reconhecer os méritos do trabalho desenvolvido”, afirmou.
Sônia da Costa, representante do MCTI
No decorrer do encontro com Sônia da Costa, a reitora apresentou diversos projetos desenvolvidos pela UFPI, como a aprovação de iniciativas pela FINEP, a criação da Coordenadoria de Saúde, Esportes e Bem-Estar (COSEB), além da estrutura do Complexo de Badminton, entre outros. Ela também destacou o compromisso da atual gestão com o esporte, a cultura e o bem-estar como pilares fundamentais das políticas institucionais voltadas à comunidade acadêmica.
Segundo a reitora, o encontro representou uma oportunidade estratégica para o fortalecimento de vínculos entre as instituições. “Conseguimos identificar alinhamentos em quase todas as áreas de atuação do Ministério, e ficou praticamente acertado que faremos uma visita institucional para apresentar detalhadamente os projetos, inclusive, alguns que já contam com orçamento aprovado ou foram contemplados pelo CT-INFRA. Esses projetos envolvem áreas fundamentais como sustentabilidade, energias renováveis e agricultura familiar, dialogando diretamente com o que temos produzido e implementado na Universidade”, pontuou.
Sônia da Costa apresentou o portfólio de projetos do MCTI, com destaque para iniciativas voltadas à agricultura familiar, inteligência artificial e sustentabilidade. Ela expressou satisfação em ser recebida pela primeira reitora da UFPI e elogiou o compromisso social e econômico da gestão.
A diretora também demonstrou interesse em firmar parcerias com a Universidade e ressaltou a importância de ações integradas que envolvam as diversas áreas de conhecimento da Instituição. “Fiquei impressionada com a capacidade técnica da Universidade e acredito que podemos ampliar essa colaboração. A reitora se mostra bastante receptiva às parcerias institucionais, o que é um diferencial. Fiquei muito satisfeita em conhecer projetos na área de tecnologias sociais, como os voltados para a agroecologia, energias sustentáveis e os sistemas agrovoltaicos. Com certeza, vamos trabalhar juntos”, declarou.
O encontro marcou o início de um diálogo mais aprofundado sobre futuras colaborações entre a UFPI e o MCTI, incluindo o mapeamento de projetos em andamento e o desenvolvimento de novas iniciativas conjuntas. Essa aproximação institucional reforça o papel da UFPI como agente de transformação científica e social, consolidando sua importância como polo de inovação no Estado do Piauí.
Na oportunidade, também estiveram presentes o vice-reitor, Edmilson Moura; o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras; o pró-reitor de Planejamento e Orçamento em exercício, Alexandre Medeiros; o chefe da da Divisão do Banco de Dados (STI/UFPI), Taison Martins; o diretor de Gestão de Recursos da PROPLAN, Alexandre Rodrigues; o professor do curso de Educação Física, Sérgio Galan; e o professor do Departamento de Biofísica e Fisiologia, Marcos Antônio Pereira dos Santos.