Programação do II Encontro Nacional do GECEF é marcada por debates sobre currículo e educação geográfica

Mesas de discussão movimentaram o evento

O segundo dia do II Encontro do GECEF (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Educação Geográfica) foi dedicado a intensos debates, reflexões e construções coletivas em torno da formação docente e dos conteúdos trabalhados no ensino de Geografia. A programação reuniu importantes nomes da área, promovendo um espaço de troca entre pesquisadores, professores e estudantes.

Formação de professores e geografia escolar abrem os trabalhos

As atividades tiveram início com a mesa “A formação de professores de Geografia e o lugar destinado aos temas da Geografia escolar”, coordenada pela professora Carina Copatti. Participaram como debatedores os professores Vanildo Camilo de Souza e Cláudia do Carmo Rosa. O debate trouxe à tona questões essenciais sobre o papel da formação docente e os desafios enfrentados na abordagem de temas geográficos no currículo escolar. Os participantes defenderam um ensino comprometido com a realidade dos estudantes e voltado para a construção crítica do conhecimento.

Tarde de aprofundamento com referências nacionais

No período da tarde, o evento contou com a presença da professora Lana Cavalcanti, referência nacional em educação geográfica, e da professora Glauciana Teles, conhecida por sua atuação na articulação entre teoria e prática no ensino da disciplina. A mediação ficou a cargo do professor Armstrong Evangelista, que conduziu com sensibilidade uma discussão profunda sobre os conteúdos e temas da Geografia. O debate destacou a importância da disciplina na formação cidadã e no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes.

Encerramento com destaque para o ensino e a didática

Professor José Carlos Libâneo marcou presença no II Encontro Nacional do GECEF

A última mesa do dia teve como convidado o professor José Carlos Libâneo, um dos principais nomes da didática no Brasil. A mediação foi realizada pela professora Bartira Araújo, vice-diretora do CCHL. Durante sua fala, Libâneo abordou a centralidade do professor no processo educativo e a importância de pensar o conteúdo de forma contextualizada, crítica e significativa para os estudantes. Suas reflexões encerraram o dia de forma inspiradora e reafirmaram o compromisso com uma educação transformadora.

Lançamento de livros celebra produção coletiva

Lançamento de livros

Além das mesas de debate, a tarde também foi marcada por lançamentos de obras acadêmicas. O grupo organizador do evento celebrou a publicação de seu terceiro livro, com a colaboração de diversos autores. Outros lançamentos também foram realizados, reforçando o espaço como um ambiente de valorização da produção científica e do compartilhamento de saberes.

O segundo dia do GECEF consolidou-se como um momento potente de formação, reafirmando a relevância da Geografia no debate educacional e o papel fundamental dos professores na mediação do conhecimento.

Acesse também o instagram @gecef_

Confira mais fotos: