Em ocasião da Acolhida Cultural da UFPI, estudantes realizam lançamentos musicais
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), dará início ao processo de elaboração do Plano de Cultura Institucional no próximo dia 21 de maio. Para marcar esse importante momento, será realizado um evento às 18h30, no Auditório Afonso Sena, com a presença da diretora de Educação e Formação Artística do Ministério da Cultura (MinC), Mariângela Ferreira Andrade.
Coordenadora de Cultura e Cidadania da PREXC, Danielle Araújo
A professora Danielle Araújo, coordenadora de Cultura e Cidadania da PREXC, destacou a relevância estratégica do Plano para o fortalecimento da política cultural da Universidade. “A partir do Plano de Cultura, teremos projetos e diretrizes que nos orientarão nos próximos anos, promovendo ações efetivas e estruturadas. Este é um momento muito significativo não apenas para a comunidade acadêmica, mas, sobretudo, para a sociedade como um todo. É hora de unirmos esforços e trabalharmos coletivamente”, enfatizou.
O Plano de Cultura é um documento estratégico que define diretrizes, objetivos, metas e ações voltadas ao desenvolvimento cultural da instituição. Funciona como instrumento de planejamento, reunindo propostas alinhadas às características, necessidades e potencialidades locais. Sua construção será participativa, envolvendo os três segmentos da UFPI, docentes, discentes e técnico-administrativos, além de agentes culturais do Estado do Piauí.
Segundo a professora Danielle Araújo, o Plano será elaborado de forma a contemplar a multicampia da UFPI e tem previsão de conclusão em um ano. “Para coordenar esse processo, foi instituído um Comitê de Cultura responsável pela articulação e organização das diferentes etapas. O comitê é composto por representantes que atendem às diretrizes do Ministério da Cultura e às demandas identificadas pela Coordenadoria de Cultura e Cidadania (COCC) da PREXC. Sua formação diversa assegura a consideração de múltiplas perspectivas e necessidades ao longo da construção do Plano”, finalizou.