Com o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Seminário Internacional de Agroecologia “Saúde, Saberes e Políticas para o Bem Viver” será realizado nos dias 3 e 4 de julho. Promovido pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI - Campus Campo Maior), o evento também tem o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), de movimentos sociais rurais e da Articulação em Rede Piauiense de Agroecologia (ArREPIA). As atividades acontecerão no Centro de Eventos Sucesso, em Teresina.
Esta será a primeira vez que o Piauí sediará um evento com a presença de nomes como Miguel Altieri e Clara Nicholls, referências mundiais em agroecologia. Além deles, o seminário contará com ampla participação de movimentos sociais rurais e instituições de ensino, promovendo o debate sobre alternativas sustentáveis para a convivência humana, a produção de alimentos saudáveis e o respeito aos saberes e culturas tradicionais.
O evento é fruto de um projeto apresentado ao Ministério da Saúde pela professora Dayse Batista, e conta também com a participação da professora Valéria Silva, docente aposentada do curso de Serviço Social da UFPI, e da professora Cristiane Carneiro, do CTT/UFPI, na organização.
Valéria Silva explica a origem e a motivação do seminário: “O Seminário nasceu da necessidade de pautar, junto à população piauiense e aos movimentos sociais, questões urgentes da agroecologia. Sofremos muitos revezes durante a pandemia, e sentimos que um evento desta envergadura seria uma excelente estratégia para dar visibilidade às preocupações, cada vez mais atuais, relacionadas à agroecologia.”
Ainda de acordo com a professora Valéria Silva, o evento contará com a presença de Miguel A. Altieri, engenheiro agrônomo chileno e professor de Agroecologia na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Também estará presente Clara Nicholls, professora na mesma universidade, com um extenso currículo de publicações, conferências e aulas magnas. Ambos são reconhecidos como os maiores nomes da agroecologia em nível global.
As inscrições estarão abertas em breve. O seminário será um espaço democrático, voltado à população em geral, reunindo movimentos sociais, universidades, associações e instituições públicas, consolidando o Piauí como referência no debate agroecológico no Nordeste.