OBIJUVE lança Projeto Acolher para promover rede de cuidado à diversidade estudantil no CCE/UFPI

O Observatório das Infâncias e Juventudes na Educação (OBIJUVE), vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), acaba de lançar o Projeto Acolher, coordenado pela professora Shara Jane Holanda Costa Adad. A iniciativa é voltada para estudantes da UFPI e tem como objetivo promover escuta, acolhimento e aproximação entre a universidade e as juventudes que fazem parte da comunidade acadêmica.

Com início previsto ainda para este semestre de 2025, a programação do projeto inclui rodas de conversa, oficinas artísticas e culturais, círculos de formação coletiva para sugestões e relatos da comunidade. Todas as ações têm como foco o bem-estar, o respeito às diferenças e a valorização das identidades de raça, gênero, sexualidade e deficiência.

O Projeto Acolher também busca contribuir com as políticas de permanência estudantil, promovendo espaços de apoio emocional, diálogo e convivência. As atividades serão presenciais, com ações acontecendo na sala do OBIJUVE, no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI), e em outros espaços do Centro. Quem participar receberá certificação com carga horária.

Informações como datas, horários e locais das atividades serão divulgadas pelas redes sociais do OBIJUVE, bem como pelos canais institucionais do CCE, das coordenações de curso e dos Centros Acadêmicos.

Estudantes interessados em participar devem preencher o formulário on-line, elaborado pela equipe do projeto. As informações coletadas ajudarão a mapear temas importantes para a comunidade universitária e orientar as próximas ações, contribuindo para uma UFPI mais acolhedora, diversa e sensível às vivências estudantis.