Talk Show debate estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher

Espaço oportunizou debates sobre enfrentamento à violência contra a mulher

A Escola de Saúde Pública do Estado do Piauí (ESP-PI) promoveu, na manhã da quinta-feira (1/5), um Talk Show com o tema As Múltiplas Faces da Violência contra a Mulher: Como Identificar e Combater?”, como parte da programação do VII Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (CIAPS). O evento foi realizado no Espaço Nerina, no Sesc Cajuína, em Teresina (PI), reunindo especialistas e representantes de instituições que atuam na proteção e defesa dos direitos das mulheres.

A diretora da ESP-PI, Mirian Palha Parente, destacou que a iniciativa teve como objetivo promover a conscientização, o debate qualificado e o fortalecimento da rede intersetorial de enfrentamento à violência contra a mulher. “A importância desse talk show é trazer tanto o aspecto da violência contra a mulher como das relações de trabalho que a mulher vem enfrentando, principalmente depois da pandemia. Mais de 20 milhões de mulheres sofreram algum tipo de agressão no último ano no país. Por isso, é essencial discutir também o fluxo de atendimento para mulheres vítimas de violência aqui no Piauí”, afirmou.

Marco Antônio de Oliveira Peres

O primeiro bloco contou com a participação do médico e professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Marco Antônio de Oliveira Peres, que abordou os desafios enfrentados por mulheres em ambientes laborais e propôs estratégias de prevenção e enfrentamento às agressões físicas, psicológicas e morais.

Major Leoneide Rocha

No segundo momento, a major Leoneide Rocha, comandante da Patrulha Maria da Penha no Piauí, falou sobre os impactos da violência doméstica. “Precisamos de espaços como este para refletir sobre a violência contra a mulher, que infelizmente atinge toda a família. Acreditamos que a educação é a chave para transformar essa realidade”, destacou.

O terceiro bloco contou com uma representante do Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS), que apresentou o fluxo de acolhimento e atendimento às vítimas, com destaque para a oferta de profilaxia de ISTs e prevenção da gravidez indesejada. O SAMVVIS atua no Piauí desde 2004.

Durante o evento, foi realizada uma dinâmica interativa, conduzida por Andréa Nunes, assistente social da Secretaria de Saúde e integrante da ESP-PI. A atividade envolveu o uso de carimbos com símbolos que representam a luta contra a violência de gênero. “Essa ação permite que os participantes deixem seus registros em tecido com tinta acrílica, simbolizando o compromisso com a causa. Já realizamos essa dinâmica em outras temáticas, como acessibilidade e inclusão, e agora trouxemos para o enfrentamento à violência contra a mulher”, explicou.

O encerramento do evento foi marcado pela participação ativa do público, com perguntas, interação com um convidado surpresa, e uma mensagem de apoio às vítimas. Também foram divulgados canais de denúncia e serviços especializados de atendimento.

Esta edição é uma organização da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NUEPES) e Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PPGSM), Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Piauí; Brasília e Rio de Janeiro), Escola de Governo do Piauí (ESP-PI), Governo do Piauí, UNASUS, Universidade Federal de Pernambuco com o PPDEB. O evento tem apoio da SBMFC, OPAS-BIREME, SESAPI, Sebrae, Rute RNP, Prefeitura de Arraial, FAPEPI, Ministério da Saúde, SUS, Governo Federal e CNPq.

Confira mais fotos: